terça-feira, 24 de outubro de 2017

O Atentado

O Atentado (The Attack, Líbano / França / Catar / Bélgica, 2012) – Nota 7,5
Direção – Ziad Doueiri
Elenco – Ali Suliman, Reymonde Amsalem, Evgenia Dodina, Dvir Benedek, Uri Gavriel, Karim Saleh.

Amin Jaafari (Ali Suliman) é um famoso cirurgião de origem árabe que vive e trabalha em Tel Aviv, capital de Israel. Sua vida aparentemente perfeita vira de ponta de cabeça quando sua esposa Siham (Reymonde Amsalem) comete um atentado suicída em um restaurante repleto de crianças. 

A princípio não acreditando na culpa da esposa, Amin é pressionado pelas autoridades israelenses, inclusive sendo detido. Assim que é liberado pela polícia, ele fica obcecado em descobrir o que realmente aconteceu com sua esposa. 

A interminável guerra entre palestinos e israelenses é o tema principal deste sensível e doloroso longa baseado em um best seller. O roteiro não toma partido de lado algum, pelo contrário, mostra como a intolerância é uma via de mão dupla neste conflito. 

A partir do momento em que ocorre o atentado, o protagonista vivido por Ali Suleiman (do também doloroso “Paradise Now”) se torna um pária para os dois lados. Para os israelenses ele é o árabe ingrato, que ignorou a atitude da esposa e não defendeu o país que o acolheu. Para os árabes, Amin é um traidor que nunca lutou pela causa palestina e que se acomodou com a boa vida ao lado dos israelenses. 

É filme que faz pensar sobre como o ódio se espalha facilmente e no caso específico deste conflito, resulta em um caminho sem volta.

3 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

São muitos os filmes que exploram o tema da guerra entre palestinos e israelenses... talvez o mais conhecido deles seja "Munique" e o Spielberg não o fez por menos. Lembro de um filme igualmente doloroso e violento. Este me parece interessante e coloquei na minha lista.

Abrç.

Liliane de Paula disse...

Esse parece bem interessante.
Diga se até o final de descobre porque ela fez isso.

Como sai da Sky e estou na NET, a lista de filmes gravados que tinha, acabou-se.
Agora estou organizando outra lista, Hugo.
E sua boas resenhas, me ajuda muito.

Hugo disse...

Rodrigo - O tema já foi explorado algumas vezes no cinema. Também gosto de "Munique", mas o enfoque e o estilo é bem diferente deste "O Atentado".

Liliane - O protagoniza encontra algumas respostas.