domingo, 22 de outubro de 2017

E o Sangue Semeou a Terra & Shenandoah


E o Sangue Semeou a Terra (Bend of the River, EUA, 1952) – Nota 7,5
Direção – Anthony Mann
Elenco – James Stewart, Arthur Kennedy, Rock Hudson, Jay C. Flippen, Julie Adams, Lori Nelson, Chubby Johnson, Harry Morgan, Royal Dano.

Glyn McLyntock (James Stewart) lidera uma caravana de colonos que segue em direção a Portland para comprar mantimentos, mas que tem como destino final uma isolada região montanhosa. Durante a complicada jornada, o grupo cruza o caminho do ladrão Emerson Cole (Arthur Kennedy), de um jogador de pôquer (Rock Hudson), precisa lidar com ataque de índios, de ladrões e de mineradores em busca de ouro. 

O diretor Anthony Mann e o astro James Stewart tiveram uma parceria que rendeu oito filmes, sendo cinco westerns. Este é um dos melhores trabalhos da dupla. Em apenas uma hora e meia de duração, o diretor Mann consegue explorar várias situações através de boas cenas de ação, interessantes conflitos entre os personagens e até uma reviravolta na trama. É basicamente um western clássico, indicado para os fãs do gênero.

Shenandoah (Shenandoah, EUA, 1965) – Nota 7,5
Direção – Andrew V. McLaglen
Elenco – James Stewart, Doug McClure, Glenn Corbett, Patrick Wayne, Katharine Ross, Rosemary Forsyth, George Kennedy, Denver Pyle.

Durante a Guerra Civil Americana, o fazendeiro Charlie (James Stewart) procura se manter neutro perante o conflito, mesmo sendo contrário a escravidão. A tentativa de seguir com a vida normal é abortada quando seu filho mais jovem é levado preso por soldados do norte que o confundem com um inimigo. Ao sair em busca do filho, Charlie terá de enfrentar a violência da guerra, que trará consequências para toda sua família. 

O diretor Andrew V. McLaglen era filho do astro dos anos trinta Victor McLaglen e foi assistente do grande diretor de westerns John Ford. Seguindo o caminho do mestre, McLaglen entregou aqui um western com todos os elementos clássicos do gênero. O herói relutante que fica dividido entre suas crenças e a vingança, a defesa da família frente a um mundo violento e as cenas de ação habituais. James Stewart como sempre se mostra perfeito no papel do protagonista correto. 

Nenhum comentário: