terça-feira, 25 de abril de 2017

Fome de Poder

Fome de Poder (The Founder, EUA, 2012) – Nota 7,5
Direção – John Lee Hancock
Elenco – Michael Keaton, Nick Offerman, John Carroll Lynch, Linda Cardellini, Laura Dern, Patrick Wilson, B. J. Novak.

Em 1954, Ray Kroc (Michael Keaton) era um vendedor que viajava pelo oeste americano tentando encontrar clientes para novos produtos. Ray fica curioso quando um pequeno restaurante na Califórnia encomenda oito mixers para milk shake, produto que parecia encalhado. 

Ele decide conhecer o local e se surpreende ao descobrir que os donos, os irmãos McDonald (Nick Offerman e John Carroll Lynch), transformaram a cozinha em uma linha de produção, entregando pedidos aos clientes imediatamente. 

Ray vê a chance de expandir o negócio e após muito insistência, consegue assinar um contrato com os irmãos para criar franquias, dando início ao que se tornaria uma corporação mundial. 

A história do McDonalds é uma exemplo de como o capitalismo é uma grande contradição. Ao mesmo tempo em que é o único sistema em que as pessoas tem a possibilidade de mudar de classe social através do trabalho, por outro lado, também abre caminho para ambiciosos e desonestos se aproveitarem das ideias alheias. 

O roteiro conta com detalhes os bastidores do crescimento da empresa e a conturbada relação entre os irmãos McDonalds, aparentemente sujeitos honestos preocupados com os clientes e o visionário e mal caráter Ray Kroc. O pequeno pedaço de uma entrevista do verdadeiro Ray Kroc durante os créditos revela bastante sobre o sujeito. 

Além da interessante história, o destaque vai também para Michael Keaton, que encarna o protagonista com naturalidade e energia. 

Finalizando, o McDonalds ao mesmo tempo em que se tornou um case de sucesso para empreendedores, também criou um modelo de como vender produtos escondendo sua baixa qualidade através de um marketing agressivo.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Michael Keaton é bom ator.
"De médico e louco todo mundo tem um pouco", de 1986, ele está perfeito.
Tem outros bons filmes com ele.

Hugo disse...

Liliane - Nos anos oitenta a carreira de Michael Keaton era voltada praticamente toda para comédia.