sábado, 18 de julho de 2015

2019 - O Ano da Extinção

2019 – O Ano da Extinção (Daybreakers, Austrália / EUA, 2009) – Nota 7
Direção – Michael & Peter Spierig
Elenco – Ethan Hawke, Willem Dafoe, Claudia Karvan, Sam Neill, Michael Dorman, Vince Colosimo, Isabel Lucas.

Estamos em 2019 e a quase totalidade da população se transformou em vampiro. O processo iniciado em 2009 por causa de um morcego infectado chegou ao seu limite. Os vampiros dominam o mundo, mas sofrem com a falta de sangue para sobreviver. Os humanos que se tornaram caças e foram utilizados como alimento pelos vampiros, hoje vivem em pequenos grupos que tentam se esconder de seus predadores. 

Neste contexto, o cientista Edward Dalton (Ethan Hawke) trabalha na tentativa de produzir sangue em laboratório, para acabar com a fome dos vampiros e por consequência frear a extinção dos humanos. Um acidente de automóvel coloca Edward em contato com Audrey (Claudia Karvan), uma humana que percebe a chance de conseguir ajuda. Ela vive com Lionel Cormac (Willem Dafoe), sujeito que se transformou em vampiro, mas que conseguiu reverter o processo após um determinado evento aleatório. Edward decide ajudar a dupla de fugitivos com a esperança de encontrar a cura, fato que o transforma em alvo do poderoso Charles Bromley (Sam Neill), presidente da corporação em que ele trabalha. 

A premissa de colocar vampiros dominando o mundo e caçando humanos é instigante, tendo certa inspiração no clássico “O Planeta dos Macacos”. A produção caprichada é um interessante contraste com o clima de filme B criado pelos irmãos Spierig. Os problemas surgem em algumas soluções do roteiro. A coincidência da situação que envolve a filha do personagem de Sam Neill e a sequência final de ação, são clichês que tiram pontos do filme. 

Não é uma longa ruim, tem certa originalidade na primeira parte da trama e criatividade na direção dos irmãos Spierig, que fariam na sequência um filme bem superior, o ótimo “O Predestinado”, também protagonizado por Ethan Hawke.

Nenhum comentário: