
Direção – Guan Hu
Elenco – Eddie Peng, Liya Tong, Jia Zhang Ke, You Zhou, Xiaoguang Hu.
Dois meses antes da Olimpíada de Beijing em 2008, Lang (Eddie Peng) retorna para sua cidade natal no interior da China após cumprir dez anos de prisão por assassinato. Tentando retomar sua vida, ele começa a trabalhar com um grupo que recolhe cães abandonados, já que a cidade perdeu muitos moradores e os cães ficaram. Lang termina por criar um laço com um cão preto, que é considerado perigoso pela população.
Este interessante drama explora vários temas de uma forma sensível. A relação de lealdade dos cães com aqueles que os tratam bem, a difícil reinserção na sociedade de quem cometeu um crime e deseja se regenerar, além da complexa questão política e social na China.
As garras do Estado destruindo a cidade para construir algo grandioso sem vida e o controle social resultando em corrupção com “agentes” lucrando na caça aos cães e obrigando as pessoas a pagar para não perder seus amigos são exemplos de política estatal opressora.
O ponto alto é sem dúvida a relação entre o protagonista e o cão preto, que faz Lang descobrir uma nova razão para viver. É um ótimo filme que fica ainda melhor para quem gosta de cães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário