terça-feira, 25 de junho de 2019

O Solista

O Solista (The Soloist, Inglaterra / França / EUA, 2009) – Nota 7
Direção – Joe Wright
Elenco – Robert Downey Jr, Jamie Foxx, Catherine Keener, Tom Hollander, LisaGay Hamilton, Nelsan Ellis, Rachael Ellis, Stephen Root, Lorraine Toussaint, Justin Martin.

Los Angeles, 2005. O jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr) encontra por acaso em uma praça um morador de rua (Jamie Foxx) tocando violino. Ao se aproximar para conversar, Steve percebe que o sujeito tem problemas psicológicos, mas entende o que está acontecendo ao seu redor. 

O homem diz diz se chamar Nathaniel Ayres Jr e que teria estudado na famosa escola de música Juilliard. Steve pesquisa e descobre que o fato é verdadeiro. Ele decide saber mais sobre Nathaniel para escrever sua história no jornal em que é colunista. 

Baseado numa história real, este longa explora temas bem diferentes entre si como a pressão pelo sucesso e a vida dos moradores de rua, que em sua maioria são pessoas com problemas mentais ou viciadas. 

A relação que o jornalista tenta criar com o perturbado músico o faz entender aos poucos que algumas coisas não tem solução definitiva, além é claro da dificuldade em lidar com uma pessoa desequilibrada. 

O diretor tenta dar um ar poético para as sequências musicais, como se ocorresse uma imersão ao subconsciente do personagem de Jamie Foxx, mostrando que a música acalmaria sua loucura. 

É um filme interessante e ao mesmo tempo triste.

3 comentários:

Liliane de Paula disse...

Já vi e não gostei da história.
Mesmo sendo baseada em fato real.

Luli Ap. disse...

Quero assistir, não conhecia o filme, gosto de ver Robert Downey Jr sem ser como Tony Stark e gosto muito do Jamie Foxx.
A história parece interessante e deve mesmo ser complicado conviver com alguém que tem problemas psicológicos.
Se bem que parece tb alguns gênios (da música, pintura, artes) tem personalidades complexas.
Levo a indicação.

Hugo disse...

Liliane - O filme tem uma boa premissa e algumas sequências bem interessantes.

Luli - A história da arte em geral está repleto de pessoas geniais e complicadas.

Bjs