quinta-feira, 27 de junho de 2019

Enigmas de um Crime & Perdita Durango


Enigmas de um Crime (The Oxford Murders, Espanha / Inglaterra / França, 2008) – Nota 5
Direção – Alex de la Iglesia
Elenco – Elijah Wood, John Hurt, Leonor Watling, Julie Cox, Jim Carter, Alex Cox, Burn Gorman, Dominique Pinon, Anna Massey, Danny Sapani.

Martin (Elijah Wood) é um matemático que vai fazer um mestrado na Universidade de Oxford na Inglaterra. Seu desejo é ter como tutor o famoso professor Arthur Seldom (John Hurt), um sujeito complexo e egocêntrico. 

O assassinato de um senhora amiga de Arthur, que também hospedava Martin em sua casa dá início a um complexo jogo em que o assassino envia mensagens com símbolos matemáticos relacionados ao que seria a próxima vítima. 

A premissa de utilizar a matemática como fonte de pistas para assassinatos é extremamente interessante, o problema é a forma como o roteiro desenvolve a situação e também o estilo do diretor espanhol Alex de la Iglesia. A narrativa beira a ironia em alguns momentos, com diálogos que variam entre o estranho e o exageradamente técnico em relação a matemática. A explicação para os crimes também não convence. 

É um filme para passar longe.

Perdita Durango (Perdita Durango, México / EUA / Espanha, 1997) – Nota 5
Direção – Alex de la Iglesia
Elenco – Rosie Perez, Javier Bardem, James Gandolfini, Harley Cross, Aimee Graham, Demian Bichir, Screamin Jay Hawkins, Don Stroud, Carlos Bardem, Santiago Segura, Alex Cox.

Perdita Durango (Rosie Perez) e Romeo Dolorosa (Javier Bardem) formam um sinistro casal de criminosos que assaltam bancos, traficam drogas e até cadáveres para magia negra entre a fronteira do México e dos Estados Unidos. Após sequestrarem dois adolescentes (Harley Cross e Aimee Graham), o casal passa a ser perseguido pela polícia, por um ex-parceiro de Romeo (James Gandolfini) e por outros bandidos. 

O cinema insano do diretor espanhol Alex de la Iglesia não me agrada. Não se pode negar que ele tem um estilo próprio, frenético e ousado, mas está longe de agradar a todos. A violência recheada de humor negro e os personagens caricatos são comuns em seus trabalhos. Por mais que seja marcante sua atuação, também é difícil aguentar a histriônica Rosie Perez com sua voz irritante. 

É um filme indicado para um público específico.

4 comentários:

Luli Ap. disse...

Puxa que pena que Enigmas de um crime não é lá essas coisas.
Gosto de enigmas especialmente os de matemática.
Acho que nunca assisti um filme de Alex de la Iglesia 🙁🙁

Hugo disse...

Luli - Não gosto do estilo deste diretor, mas resolvi ver "Enigmas de um Crime" por causa da premissa. Infelizmente ela é muito mal desenvolvida.

Bjs

Liliane de Paula disse...

Não tenho interesse, Hugo.
Acho que nem entenderia.
Quando não gosto, fico "burra".
Bjs, Liliane

Hugo disse...

Liliane - São dois filmes que é melhor deixar de lado.