sábado, 15 de junho de 2019

O Quinto Elemento & Valerian e a Cidade dos Mil Planetas


O Quinto Elemento (The Fifth Element, França, 1997) – Nota 6,5
Direção – Luc Besson
Elenco – Bruce Willis, Gary Oldman, Milla Jovovich, Ian Holm, Chris Tucker, Brion James, Luke Perry, Tommy “Tiny” Lister, Lee Evans, Charlie Creed Miles, John Neville, Mathieu Kassovitz.

Século XXIII. A Terra corre perigo. Um industrial milionário (Gary Oldman) se une a mercenários alienígenas para tentar recuperar quatro pedras místicas que seriam fundamentais para a tomada do planeta por uma entidade conhecida como Grande Mal. 

Para defender a Terra, cientistas criam uma humanóide batizada como Leeloo (Milla Jovovich), que termina escapando do laboratório. Ela cruza o caminho do ex-militar Korben Dallas (Bruce Willis) que ganha a vida como motorista de táxi. Os dois se unem para também procurar as pedras, além de tentar descobrir qual seria o quinto elemento da equação. 

Lançado na época com uma gigantesca campanha de marketing, esta produção marcou a guinada na carreira do diretor francês Luc Besson. Até então seus trabalhos seguiam um estilo próprio com visual caprichado mas sem os exageros deste longa. 

A ideia de Besson era lançar um blockbuster francês copiando o estilo hollywoodiano, inclusive utilizando astros como Bruce Willis que estava no auge da carreira e Gary Oldman. A então jovem Milla Jovovich era sua esposa e protagonizaria dois anos depois o também contestado “Joana D’Arc”. 

Besson acertou a mão no visual e no ritmo da narrativa, mas entregou uma história confusa com personagens exagerados e um deles extremamente irritante vivido pelo comediante Chris Tucker. 

O filme foi sucesso de bilheteria e se tornou um cult, mesmo com as falhas citadas. 

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (Valerian and the City of a Thousand Planets, França / China / Bélgica / Alemanha / Emirados Árabes Unidos / EUA, 2017) – Nota 5,5
Direção – Luc Besson
Elenco – Dane DeHaan, Cara Delevingne, Clive Owen, Rihanna, Ethan Hawke, Herbie Hancock, Sam Spruell, Alain Chabat, Kris Wu, Rutger Hauer, Louis Leterrier.

No futuro, diversas raças de alienígenas se uniram aos humanos e construíram uma Estação Espacial Intergaláctica. O major Valerian (Dane DeHaan) e sua namorada sargento Laureline (Cara Delevingne) trabalham para uma espécie de polícia espacial. Durante uma missão, um incidente em um determinado planeta coloca em risco a vida no universo. 

O diretor francês Luc Besson bancou esta caríssima produção baseada em um famoso comic book adolescente. Como é comum nos filmes do diretor, o visual é extremamente caprichado, colorido, repleto de criaturas estranhas e exagerado. 

Este tipo de visual e as cenas de ação ao estilo Star Wars agradam o público fã do gênero, porém para o espectador comum, o roteiro raso e os diálogos infantis cheios de piadinhas são difíceis de encarar até o final. 

Para piorar, as atuações de Dane DeHaan e Cara Delevingne são péssimas, lembrando personagens de algum sitcom adolescente. Nem mesmo a presença de coadjuvantes famosos como Clive Owen e Ethan Hawke ajudam, assim como a personagem de Rihanna que é inserida na trama apenas para ser um chamariz para adolescentes. 

É um filme para o espectador que gosta de obras adultas passar longe.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Gostei de O quinto elemento e Valerian ainda não assisti, confesso que tinha curiosidade, mas acho acho que vou deixar pra o finalzinho da lista
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - Pode passar longe de "Valerian".

Bjs