segunda-feira, 10 de junho de 2019

O Mensageiro

O Mensageiro (The Postman, EUA, 1997) – Nota 7
Direção – Kevin Costner
Elenco – Kevin Costner, Will Patton, Larenz Tate, Olivia Williams, James Russo, Daniel Von Bargen, Scott Bairstow, Joe Santos, Giovanni Ribisi, Shawn Hatosy, Tom Petty, Mary Stuart Masterson.

Para sobreviver em meio ao caos de um futuro apocalíptico, um sujeito (Kevin Costner) se passa por carteiro para visitar comunidades dizendo que o governo está sendo restaurado. 

O objetivo da mentira é trazer esperança às pessoas e criar uma motivação para enfrentarem um violento grupo liderado por um general (Will Patton) que deseja dominar o que sobrou do país. 

Assim como “Waterworld” que Costner dirigiu dois anos antes e foi massacrado pela crítica, este “O Mensageiro” nasceu praticamente “morto”, fracassando nas bilheteiras. 

Eu considero que são dois filmes interessantes, que sofreram por causa do altos orçamentos que irritaram os críticos e pelo próprio ego de Kevin Costner que teimou em montá-los com longa duração. 

Além da duração, as duas histórias guardam semelhanças por se passarem em mundos destruídos e por terem um protagonista misterioso vivido por Costner. 

A questão da duração deixa a narrativa irregular, falhando em alguns momentos de patriotismo exagerado.

Para quem gosta do gênero, o longa é muito bem produzido na parte técnica e entrega também boas cenas de ação.

5 comentários:

Liliane de Paula disse...

Apesar de gostar do ator não consigo ter interesse nesse tipo de filme.

Deixo passar.

Hugo disse...

Liliane - Não é um tema que vc goste.

Luli Ap. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luli Ap. disse...

Eu gosto muito desse filme.
Tenho um carinho especial não só por ser apocalíptico, tema que sempre me instiga, masssss pelo lado humanista em que no fim ele realmente se torna um mensageiro.
E siiiiim acho que os filmes do Kevin Costner pecam por serem longos :/

Hugo disse...

Luli - O excesso de duração muitas vezes atrapalha o ritmo da narrativa.

Bjs