segunda-feira, 24 de junho de 2019

O Gênio e o Louco

O Gênio e o Louco (The Professor and the Madman, Irlanda, 2019) – Nota 8
Direção – Farhad Safinia
Elenco – Mel Gibson, Sean Penn, Natalie Dormer, Stephen Dillane, Eddie Marsan, Jennifer Ehle, Jeremy Irvine, Steve Coogan, Ioan Gruffudd, David O’Hara, Anthony Andrews, Laurence Fox.

Inglaterra, final do século XIX. Especialista em línguas, o professor James Murray (Mel Gibson) é escolhido pela universidade de Oxford para elaborar um dicionário completo da língua inglesa, detalhando a origem de todas as palavras. 

Em paralelo, o americano Dr. William Chester Minor (Sean Penn) sofre com uma síndrome de perseguição após ter lutado na Guerra da Secessão. Seu problema mental faz com que ele mate um inocente pensando ser seu perseguidor. O médico é enviado para o manicômio, porém o destino faz com que a loucura de Minor e o trabalho de James Murray cruzem o mesmo caminho. 

Para quem ler a sinopse simples desta história real jamais imaginaria que a criação de um dicionário pudesse render um longa interessante e de ótima qualidade.

O roteiro escrito por quatro pessoas, entres eles o diretor Farhad Safinia e o veteraníssimo John Boorman de “Amargo Pesadelo” e “Inferno no Pacífico” foca na tênue fronteira entre a obsessão e a loucura. 

Enquanto o personagem de Mel Gibson é detalhista e obcecado em levar seu trabalho até o fim, o de Sean Penn atravessou a linha imaginária da loucura após vivenciar a violência da guerra. 

O roteiro explora também outros personagens extremamente interessantes como o psiquiatra de Stephen Dillane, o guarda do manicômio vivido por Eddie Marsan e a viúva de Natalie Dormer. 

Sobram ainda críticas para os bizarros tipos de tratamentos psiquiátricos da época. 

É um ótimo filme que desenvolve vários temas partindo de uma premissa simples, a questão da criação do dicionário.

6 comentários:

Liliane de Paula disse...

Que interessante, personagens distante e que tem alguma coisa em comum que só vou saber se assistir.
Vou anotar mais esse.
Manicômio é até ruim de se vê.
As vezes vc confunde o funcionário com o paciente.
Acontece mesmo.

Hugo disse...

Liliane - A premissa é bem interessante. Vale a pena ver o filme.

Luli Ap. disse...

Que diferente!
O mote da criação do dicionário de Oxford como pano de fundo para tramas interligadas.
Mel Gibson e Sean Penn!
Já anotei aqui.
E a listinha não para de crescer.
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Luli - Gostei bastante.

Bjs

Pedrita disse...

até hj os tratamentos psiquiátricos são surreais em muitos casos. e ainda existem manicômios mesmo depois de nise da silveira. masa o q gostei mais mesmo foi a construção do dicionário. até desanimei um pouco qd o foco muda. sean penn está maravilhoso, q ator. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Eu não conhecia a história desde dicionário e achei muito interessante. É um ótimo filme.

Bjs