sexta-feira, 21 de junho de 2019

Farsa Trágica & A Noite do Demônio


Farsa Trágica (The Comedy of Terrors, EUA, 1963) – Nota 7,5
Direção – Jacques Tourneur
Elenco – Vincent Price, Peter Lorre, Boris Karloff, Joyce Jameson, Basil Rathbone, Joe E. Brown.

New England, final do século XIX. Waldo Trumbull (Vincent Price) é o dono de uma decadente agência funerária. Ele é sócio do seu sogro Amos (Boris Karloff), um idoso que sofre de demência. Waldo exagera na bebida e ignora sua esposa Amaryllis (Joyce Jameson), que é uma cantora de ópera frustrada. Para tentar salvar seu negócio, ele e seu assistente Felix (Peter Lorre) passam a cometer assassinatos para conseguirem “novos clientes”.

Recheado de humor negro com diálogos ferinos e situações bizarras, este divertido longa foi um dos últimos trabalhos do diretor Jacques Tourneur. Ele conseguiu reunir uma espécie de trio de ouro do horror (Vincent Price, Peter Lorre e Boris Karloff) para tirar um sarro do gênero, muito bem auxiliados por coadjuvantes engraçados como Joyce Jameson e o guardião do cemitério vivido pelo impagável Joe E. Brown.

Boa diversão para quem gosta de humor negro sem exageros sanguinários.

A Noite do Demônio (Curse of the Demon ou Night of the Demon, EUA, 1957) – Nota 7
Direção – Jacques Tourneur
Elenco – Dana Andrews, Peggy Cummins, Niall MacGinnis, Maurice Denham.

A estranha morte de um amigo professor faz o Dr. John Holden (Dana Andrews) viajar dos EUA para a Inglaterra para descobrir o que ocorreu. O falecido estava investigando um culto satânico comandado pelo Dr. Karswell (Niall MacGinnis). Não demora para entrar em conflito com Karswell, que o amaldiçoa dizendo que ele morrerá em três dias, tempo que Holden terá para desmascarar o charlatão. 

Especialista em filmes de terror e suspense em que a sugestão era utilizada para assustar a plateia, o diretor francês Jacques Tourneur foi obrigado pelo produtor a inserir uma estranha criatura na parte final deste longa. O produtor queira algo explícito, fato que tirou um pouco da qualidade do filme e que hoje se mostra ainda pior. A briga resultou até mesmo em duas versões diferentes e dois títulos. O ponto principal acaba sendo o clima de tensão crescente que toma conta da narrativa resultando numa enorme pressão sobre o protagonista vivido por Dana Andrews. 

É um filme indicado para os fãs de terror antigo.

4 comentários:

Leo Rib disse...

Eu descobri a existência de Night of the Demon sem querer, quando eu tava fazendo uma pesquisa sobre filmes de terror se sasquatches. É porque existe um filme de sasquatch de 1980 que também se chama Night of the Demon (aliás, nem sei o motivo, porque a história do filme não tem nada a ver com isso). Aí encontrei esse aí sem querer enquanto eu pesquisava no Google.
Eu não sabia que ele tinha 2 versões diferentes!

Hugo disse...

Leo - Hoje é um filme cult.

Abraço

Liliane de Paula disse...

A "Farsa Trágica" parece ter um enredo interessante, Hugo.
Bem que gostaria de assistir.
Deve ser naquele ter iluminação bem noir.

Estou vendo a Mini-Serie Trotsky.

Hugo disse...

Liliane - É um filme divertido.