quarta-feira, 19 de junho de 2019

Chernobyl

Chernobyl (Chernobyl, EUA / Inglaterra, 2019) – Nota 10
Direção – Johan Renck
Elenco – Jared Harris, Stellan Skarsgard, Emily Watson, Jessie Buckley, Paul Ritter, David Dencik, Ralph Ineson, Adam Nagaitis, Sam Troughton, Con O’Neill, Adrian Rawlins, Barry Keoghan, Donald Sumpter.

Em 26 de Abril de 1986, um reator da usina nuclear de Chernobyl explodiu causando o pior acidente do gênero na história do mundo. Esta minissérie produzida pela HBO em cinco episódios detalha as causa e as consequências do acidente. 

O roteirista Craig Mazin utilizou gravações deixadas pelo professor Valery Legasov, interpretado aqui por Jared Harris, como base para descrever os bastidores do ocorrido. O ponto principal da história é expor como a opressão e a arrogância do regime comunista criaram esta tragédia que por pouco não se transformou numa catástrofe gigantesca. 

O roteiro deixa claro como as relações profissionais e pessoais na antiga União Soviética eram ditadas pelo medo. Os funcionários da usina que perceberam que havia algo de errado morriam de medo de confrontar os chefes, que por seu lado ignoravam o perigo da usina. 

Este tipo de situação se repetia entre o líderes do conselho do soviético, que perceberam o risco de uma catástrofe ainda maior somente após Legasov bater de frente mostrando o que realmente ocorreu. 

A sequência de fatos absurdos e total falta de respeito com o ser humano é inacreditável, tudo em nome da soberania do maldito Estado Comunista. A forma como todos estes fatos são detalhados resulta numa minissérie sensacional que vai além da tragédia. 

Os destaques do elenco ficam para Jared Harris perfeito como o protagonista, Stellan Skarsgard acertando na composição do político Boris Shcherbina e de Emily Watson como uma cientista que os auxilia, sendo esta uma personagem fictícia. Vale citar os letreiros finais que explicam o porquê da personagem de Watson e os números da tragédia. 

8 comentários:

Liliane de Paula disse...

Hugo, vc como sempre brilhando nos Comentários.
É realmente incrível o desenrolar da tragédia da Usina 4 de Chernobyl.
A personagem fictícia da Emily Watson funcionou para mim como se fosse a consciência das cientistas que queriam a verdade.
O ator sueco Stellan Skarsgard também brilha no seu personagem.
Cruel o destino do personagem de Jared Harris, o Valery Legasov.

Hugo disse...

Liliane - Foi uma sequência de absurdos. A minissérie é sensacional.

knott disse...

mais um estrondoso acerto da HBO.

o primeiro episódio foi como estar em um pesadelo. e depois a história é aprofundada de maneira impressionante. algumas sequências vão ficar eternamente gravadas na minha memória.

a minissérie me motivou a pesquisar mais sobre o assunto. aliás, recomendo um documentário da discovery channel (tem no youtube) sobre o acidente e também uma passeada por Pripyat no google maps.

abs

Hugo disse...

Knott - A minissérie é sensacional. Eu vivi a época da tragédia, que por não existir a internet, as informações nunca chegaram por aqui detalhando a enorme dimensão do ocorrido.

Fui no Google Maps e vi as fotos de Pripyat totalmente abandonada. Terrível.

Valeu pela dica do doc, vou pesquisar.

Abraço

Marília Tasso disse...

Tô acompanhando a minissérie, uma produção impecável e que impacta muito.

Hugo disse...

Marília - História triste e forte.

Bjs

Pedrita disse...

mas foi uma catástrofe gigantesca. as ações tem a ver com a ditadura, mas interesses econômicos tb escondem tragédias. o ser humano q é torpe, independente de seus credos. achei algumas matérias q contextualizaram a série e mostraram o q foi ficcional. emily watson representou os inúmeros cientistas que pesquisaram os motivos da causa para que pudessem evitar novos horrores. bom q passa agora pra q não esqueçamos os horrores e cuidemos das inúmeras estações nucleares pelo mundo, q não economizem em pesquisa e manutenção. q não negligenciem processos. acho q o mais difícil na apuração dos fatos, além do interesse em esconder, foi q a maioria morreu em dias, semanas, poucos sobreviveram. beijos, pedrita
vou por uma matéria, mas acho q tudo tem q ser olhado com cetismo, já q poucos puderam contar o q aconteceu. e mesmo quem contou eu tenho dúvidas.
https://www.bbc.com/portuguese/geral-48589563

Hugo disse...

Pedrita - Todo filme ou minissérie baseado em fato real é na verdade uma versão do que realmente ocorreu. O que não tem dúvidas foi a negligência do governo soviético em querer esconder o tamanho da tragédia, algo comum nos regimes totalitários.

Bjs