sábado, 25 de maio de 2019

Sua Melhor História

Sua Melhor História (Their Finest, Inglaterra / Suécia, 2016) – Nota 7
Direção – Lone Scherfig
Elenco – Sam Claflin, Gemma Arterton, Bill Nighy, Richard E. Grant, Jack Huston, Eddie Marsan, Jeremy Irons.

Londres, Segunda Guerra Mundial. Catrin Cole (Gemma Arterton) consegue um emprego de secretária no Ministério da Informação.

Sua curiosidade e talento em escrever a leva para trabalhar como assistente de roteiro em um filme produzido pelo governo sobre a retirada de Dunquerque. 

A princípio vista com desconfiança pelo roteirista egocêntrico Tom Buckley (Sam Claflin) e pelo veterano ator Ambrose Hilliard (Bill Nighy), aos poucos ela mostra seu valor. 

Durante a grande guerra, os cinemas inglês e americano produziram diversos filmes que foram utilizados como propaganda militar, criando herois e demonizando o inimigo. 

Este longa explora este fato detalhando como funcionava a pressão do governo nos bastidores das filmagens, intercalando com sequências de Londres sendo bombardeada, além de inserir os problemas pessoais da protagonista em relação a seu casamento com um pintor (Jack Huston). 

As boas atuações, com destaque para Bill Nighy e a narrativa agradável resultam em um simpático filme com pitadas de drama, comédia e romance.  

4 comentários:

Pedrita disse...

eu gostei bastante desse filme e de mostrar o quanto as mulheres são abafadas. ela não mostra o seu valor, ela é roteirista. ela não precisa mostrar nada. os profissionais do filme que acham que ela não é nada pq muitos até hj ainda acham que uma mulher não é nada. esse filme mostra o tempo todo o quanto as mulheres são desacreditadas em seus talentos só por serem mulheres. https://mataharie007.blogspot.com/2018/08/their-finest.html

Hugo disse...

Pedrita - Discordo totalmente do seu comentário. Independente de ser mulher ou homem, todos precisam mostrar seu valor ao desempenhar um trabalho. Deve-se levar em conta a época em que se passa a história do filme, em que os costumes eram muitos diferentes e ultrapassados. Hoje em dia as mulheres podem fazer o que quiser. Assim como ainda existem homens que ignoram mulheres na vida profissional, existem mulheres que não gostam de trabalhar com homens e que invejam o sucesso de outras mulheres que colocaram mão na massa sem apelar para o vitimismo feminista.

Luli Ap. disse...

Levo a indicação.
Interessante a protagonista escrever sobre Dunkirk, a pressão do governo sobre o que deveria vir a ser lançado na imprensa, e ainda a vida pessoal dela em uma boa narrativa.

Hugo disse...

Luli - A história é bem interessante ao focar no governo utilizando o cinema como propaganda de guerra.

Bjs