sábado, 16 de fevereiro de 2019

Gênio Diabólico

Gênio Diabólico (Evil Genius: The True Story of America's Most Diabolical Bank Heist, EUA, 2018) – Nota 7,5
Direção – Barbara Schroeder & Trey Borzillieri
Documentário

Erie, Pensilvânia, 2003. Um entregador de pizza entra em um banco com uma bomba presa ao pescoço, anuncia um assalto e tenta fugir com um saco de dinheiro. Perseguido pela polícia, o sujeito fica à espera de ajuda do esquadrão antibombas, que demora para chegar. O colar explore e o homem morre no local. 

A polícia encontra no carro do ladrão algumas folhas que indicam um roteiro que o homem teria que seguir para encontrar a chave para abrir o artefato e salvar a própria vida. É o início de uma bizarra história real que foi batizada pela mídia como “The Pizza Bomber Heist”. 

Este documentário da Netflix conta a história em quatro episódios, detalhando várias situações estranhas ligadas ao crime inicial, inclusive outras mortes. Entre os vários personagens envolvidos de uma forma ou de outra, os dois que se destacam pela inteligência e também pela loucura são Marjorie Diehl Armstrong e Bill Rothstein. 

Ela era uma belíssima jovem que por causa de problemas mentais se transformou numa mulher manipuladora e perigosa, enquanto ele era um antigo namorado que também acreditava ter uma inteligência superior. 

Para quem não conhece a história, como eu mesmo não conhecia, o ideal é assistir o doc com o mínimo de informações. Como diz o subtítulo original, este com certeza é um dos crimes mais diabólicos e absurdos que já foi colocado em prática. 

Mesmo entendendo que o doc poderia ser ainda melhor com apenas dois ou três episódios, não deixa de ser uma obra extremamente interessante para quem tem curiosidade sobre crimes reais e absurdos como neste caso.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Na Netflix? Então vou vê.
Como médica sempre tive medo, muito medo, de pacientes que atendia como clinica e observava inclinação psicopata e psicopata diabólicos.
Não foram muitos mas foram marcantes.

No fim de sua postagem tem sempre indicação de 3 filmes.
Mas eles mudam rapidamente e aparecem outros filmes.

O técnico "Santo" Lima esteve aqui e experimentou o Mouse (dele) com fio.
Parece que resolveu.
Amanhã, eu compro.

Parece que vou conseguir vê filmes no PopCorn.
Comecei o de Fred Mercury.


Hugo disse...

Liliane - Este doc mostra pelo menos duas pessoas com traços fortes de psicopatia.

Luli Ap. disse...

Esse tb vou passar, não entendo porque pessoas inteligentes optam por vidas criminosas abraçando a psicose como pano de fundo :/

Hugo disse...

Luli - São personagens asquerosos, com um criatividade insana.

Bjs