sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Jogada de Rei & Mentes Perigosas


Jogada de Rei (Life of a King, EUA, 2013) – Nota 7
Direção – Jake Goldberger
Elenco – Cuba Gooding Jr, Malcolm M. Mays, Richard T. Jones, LisaGay Hamilton, Paula Jai Parker, Dennis Haysbert, Derrick L. McMillon.

Após cumprir uma pena de dezessete anos, Eugene Brown (Cuba Gooding Jr) ganha a liberdade. Mesmo com dificuldade em conseguir emprego por ser um ex-detento, Eugene tem o objetivo de mudar de vida. Ao ser contratado como faxineiro de um colégio em um bairro pobre, ele termina se envolvendo com uma classe de alunos rebeldes. Através de aulas de xadrez, jogo que aprendeu com um colega de cadeia (Dennis Haysbert), Eugene decide criar um clube para ajudar os garotos a pensarem num futuro melhor.

Seguindo a linha de filmes sobre personagens que procuram redenção, este longa se baseia numa história real. O protagonista pode ser considerado uma exceção por conseguir refazer sua vida após ficar muitos anos preso. Ao invés do ódio contra o mundo, Eugene Brown cultivou a vontade de ajudar o próximo e de se reconciliar com a família.

O filme tem algumas sequências dramáticas que passam um pouco do ponto, mas que não atrapalham o resultado e nem a proposta de mostrar uma história de superação.

Mentes Perigosas (Dangerous Minds, EUA, 1995) – Nota 7
Direção – John N. Smith
Elenco – Michelle Pfeiffer, George Dzundza, Courtney B. Vance, Robin Bartlett, John Neville, Lorraine Toussaint, Renoly Santiago, Beatrice Winde, Wade Dominguez.

Após deixar as forças armadas, Louanne Johnson (Michelle Pfeiffer), inicia uma nova carreira como professora em uma escola pública em um bairro pobre de Los Angeles. A princípio ela tenta conseguir disciplina dos alunos utilizando os métodos que aprendeu no serviço militar, mas logo percebe que precisaria ser criativa para chamar a atenção daqueles jovens. Através de atividades incomuns como aulas de karatê e músicas como rap e hip hop, Louanne aos poucos tenta ajudar os alunos a encontrarem um caminho na vida. 

Baseado na história real de Louanne Johnson, que descreveu sua experiência em livro, este longa segue o caminho de obras que apresentam um professor como agente transformador na vida de jovens carentes. Apesar de lembrar longas como “O Preço do Desafio” e “Meu Mestre, Minha Vida”, aqui o diferencial está na marcante trilha sonora, que fez um enorme sucesso na época com a música “Gangsta's Paradise” do rapper Coolio. Vale citar ainda a força da interpretação de Michelle Pfeiffer, em seu maior sucesso como protagonista solo.  

6 comentários:

Leo Rib disse...

O que mais assusta em Mentes Perigosas é que é uma história 100% realista, né? Não tem nada ali que você não veja na vida real.
Depois fizeram um seriado com o mesmo tema, também chamado Mentes Perigosas (passava sempre no SBT), mas não deu certo.

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Gostei das duas indicações, coincidiram com a semana em que se comemora o dia dos professores.
Queria aprender jogar xadrez :)
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Hugo disse...

Léo - Infelizmente é uma triste realidade.

A série eu não cheguei a acompanhar.

Luli - São dois bons filmes sobre a importância de ensinar e aprender.

Abraço

Rodrigo Mendes disse...

Mentes Perigosas é um filme marcante!

Abraços.

Liliane de Paula disse...

Que maravilha de indicações, Hugo.
Vou anotar.

Hugo disse...

Rodrigo - O filme fez algum sucesso na época do lançamento.

Liliane - São filmes que vc iria gostar.