quarta-feira, 20 de junho de 2018

A Grande Jogada

A Grande Jogada (Molly’s Game, China / EUA / Canadá, 2017) – Nota 7,5
Direção – Aaron Sorkin
Elenco – Jessica Chastain, Idris Elba, Kevin Costner, Michael Cera, Jeremy Strong, Chris O’Dowd, Brian Darcy James, Bill Camp, Graham Greene, J. C. Mackenzie, Justin Kirk.

Após sofrer um acidente durante um salto e perder a chance de disputar a prova de esqui em uma olimpíada, Molly Bloom (Jessica Chastain) decide ir para Los Angeles para curtir um ano sabático antes de entrar na universidade. 

Trabalhando como garçonete em um famoso clube noturno, Molly recebe a proposta de Dean Keith (Jeremy Strong), o dono do clube, para ser sua secretária e ajudá-lo a organizar um jogo de pôquer semanal entre celebridades. Molly descobre um novo mundo ao ver famosos apostando fortunas na mesa de carteado. 

Sendo maltratada por Dean, Molly decide utilizar os contatos do patrão para criar seu próprio jogo, mudando o local do porão da casa noturna para a suíte de um hotel de luxo. O empreendimento se torna um sucesso rapidamente, porém aos poucos vão surgindo problemas que a levam a enfrentar a justiça. 

A história real de Molly Bloom é praticamente desconhecida no Brasil, apesar da grande repercussão do caso nos EUA. O filme se alterna em duas narrativas. Uma mostra as negociações da protagonista e de seu advogado (Idris Elba) com o governo e entre eles mesmo sobre como enfrentar a acusação de participação nos negócios da Máfia Russa. 

A outra narrativa detalha “a carreira” de Molly através de sua forma de agir com os jogadores e de negociar dívidas. O roteiro que é baseado no livro escrito pela personagem real foca ainda na difícil relação com o pai (Kevin Costner). 

No filme não são citados os nomes das celebridades que participavam dos jogos, porém é de conhecimento geral que o patrão inicial da protagonista era o dono da famosa boate Viper Room em Los Angeles, local frequentando por artistas e que tem como marca trágica a morte do ator River Phoenix por overdose em 1993.

Outro nome conhecido é do ator Tobey Maguire, que no filme é batizado de “Ator X” e vivido por Michael Cera. Com certeza Maguire não deve ter gostado nada da forma como foi retratado.

5 comentários:

Liliane de Paula disse...

Esse filme já está disponível no Telecine (ou no Now) mas ainda não me animei para vê.
O tema, jogo de cartas não me atrai.
Não sabia que era baseado na vida da personagem.
Gosto muito da atriz Jessica Chastain.

Nenhum dos últimos filmes que anotei de suas resenhas encontrei para assistir.
As vezes até enganam dizendo que é o filme e é um trailer.

Vi um horrível "O vazio do domingo" na Netflix.

Liliane de Paula disse...

Hugo, o filme "Honra ao mérito" tem no Telecine mas para vê ainda precisa se pagar.
Vou esperar que ele fique free.
Vi o trailer e vi que conheço os atores.
Quero vê.

Hugo disse...

Liliane - Este "O Vazio do Domingo" eu não li a sinopse e não me interessou.

Este "A Grande Jogada" é bem interessante, vai além do jogo de cartas.

Luli Ap. disse...

Olá Hugo
Puxa elenco estelar esse.
Sou fã da Jéssica Chastain, do Kevin Costner e Idris Elba.
Achei instigante o roteiro.
Vai para a lista dos desejados 😁😁
Bjs Luli

Hugo disse...

Luli - É um bom filme, vale a pena conferir.

Bjs