domingo, 12 de março de 2017

Quando Fala o Coração

Quando Fala o Coração (Spellbound, EUA, 1945) – Nota 7,5
Direção – Alfred Hitchcock
Elenco – Ingrid Bergman, Gregory Peck, Michael Chekhov, Leo G. Carroll, Rhonda Fleming, John Emery.

Em um hospital psiquiátrico nos arredores de Nova York, Constance Petersen (Ingrid Bergman) é uma jovem doutora que não gosta de demonstrar suas emoções. 

Quando chega ao local um novo diretor chamado Edwards (Gregory Peck), o sujeito mexe com o coração de Constance. Logo, as atitudes estranhas do diretor escondem um segredo que é revelado para Constance. Ao invés de contar a verdade, ela decide ajudar o amado, embarcando numa perigosa investigação. 

O roteiro escrito por Ben Hecht mistura uma trama policial com romance e psicanálise de forma curiosa. Em várias sequências os diálogos envolvem termos da psicanálise, inclusive com diversas citações a Freud, fazendo um contraponto as atitudes da personagem de Ingrid Bergman, que por estar apaixonada deixa de lado a racionalidade para acreditar no coração. 

Os astros Gregory Peck e Ingrid Bergman tem atuações apenas razoáveis. O destaque fica para o pouco conhecido Michael Chekhov como um famoso psicanalista que tenta ajudar o casal. 

Não se pode deixar de citar a criatividade de Hitchcock na narrativa e nos enquadramentos. Algumas cenas em que câmera procura ângulos inusitados são extremamente criativas, como a sequência do copo de leite e a do revólver perto do final, além é claro da sequência do sonho que foi criada pelo pintor Salvador Dali. 

Mesmo com o conteúdo das discussões estando um pouco envelhecidas, o longa ainda é uma interessante obra.

4 comentários:

Pedrita disse...

eu acho que vi esse, mas se vi faz muitos anos. teve uma época que vi vários. aí me atrapalho com todos. adoro esse diretor. e que elenco esse. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - O ideal é anotar tudo que assisti, senão acabamos confundindo, principalmente filmes muito antigos.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Quem sabe encontro no Oldflix?
Minha tia era apaixonada por Gregory Peck, que era mesmo muito bonito.
Vi um filme lindo que não lembro o nome agora, com um filho dele, também ator.

Vc anota os filmes que vê e depois como descobre?
Tem um programa específico?

Hugo disse...

Liliane - Este filme tem no Youtube, assim como vários de Hitchcock.

Sempre anotei os filmes que assisti. Tenho tudo registrado em Word, mas sei que existe um programa chamado Griffith que muitas pessoas usam para catalogar os filmes. Não testei ainda.