sábado, 25 de março de 2017

Um Ano Mais

Um Ano Mais (Another Year, Inglaterra, 2010) – Nota 7,5
Direção – Mike Leigh
Elenco – Jim Broadbent, Ruth Sheen, Lesley Manville, Oliver Maltman, Peter Wight, David Bradley, Karina Fernandez, Imelda Stauton.

Gerri (Ruth Sheen) é uma psicóloga e seu marido Tom (Jim Broadbent) um engenheiro geólogo. Casados há mais de trinta anos, eles demonstram afeto e felicidade. Durante um ano, o filme mostra encontros do casal com familiares e amigos que dividem suas alegrias e sofrimentos. 

O roteiro escrito pelo diretor Mike Leigh divide o longa nas quatro estações do ano, focando em uma pequena história em cada uma delas. 

Acompanhamos a mudança de vida do filho Joe (Oliver Maltman), a solidão da amiga Mary (Lesley Manville) e do amigo Ken (Peter Wight) e por fim o sofrimento calado do irmão de Tom, Ronnie (David Bradley). 

A proposta de Leigh é mostrar como a vida afeta de formas diferentes cada pessoa. As decisões e atitudes vão se somando, resultando em alegrias, mas também em tristezas e frustrações que muitas vezes fogem ao controle emocional de cada um. 

É interessante e também triste ver que um casal feliz pode ser ao mesmo tempo modelo para quem está infeliz e também motivo de inveja. A cena final do jantar é tocante ao expor estas diferenças na vida e no pensamento de cada um. As vezes, algumas palavras de felicidade são uma verdadeira punhalada no coração de quem está infeliz. 

O elenco todo está bem, mas o grande destaque fica para a insegura e carente personagem vivida por Lesley Manville. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Vou gostar. Vou anotar.
Minha listra com indicação de suas postagens só faz aumentar.
A Netflix (vc tem?) está com seriados maravilhosos.

Hugo disse...

Liliane - Este com certeza você irá gostar.

Assisti alguns seriados do Netflix como "Bloodline" e "Stranger Things" que você não gostou, além de "The Killing".