terça-feira, 14 de março de 2017

O Quinto Poder

O Quinto Poder (The Fifth Estate, EUA / Índia / Bélgica, 2013) – Nota 7
Direção – Bill Condon
Elenco – Benedict Cumberbatch, Daniel Bruhl, David Thewlis, Laura Linney, Alicia Vikander, Anthony Mackie, Stanley Tucci, Moritz Bleitbreu, Carice Van Houten, Peter Capaldi, Dan Stevens, Alexander Siddig, Jamie Blackley.

Em 2010, o site WikiLeaks recebeu de uma fonte milhares de documentos secretos do governo americano que desmascaravam os erros e absurdos cometidos na chamada “Guerra ao Terror” e também nas relações com diversos países. 

O fato transformou Julian Assange (Benedict Cumberbatch) em herói para muitos e em persona no grata pelo governo americano. O longa apresenta uma breve introdução sobre o caso e volta para o final de 2007, quando Assange era um mero desconhecido que criou o site e se uniu ao alemão Daniel Berg (Daniel Bruhl). 

O roteiro acompanha os dois anos seguintes quando a dupla transformou o pequeno site em uma espécie de organização jornalística independente focada em revelar segredos, sempre pautando pelo anonimato das fontes. 

Além dos fatos conhecidos pelo público, o roteiro explora também a relação entre Assange e Berg. Como diz uma personagem durante o filme, Assange era o “profeta louco”, sujeito egocêntrico e manipulador, fato reforçado pela interpretação afetada de Cumberbatch, enquanto Berg se mostrava o lado racional da parceria, que procurava levar em conta as consequências da divulgação dos segredos. 

Mesmo com uma boa história para quem gosta de fatos políticos e conspirações, muitos podem se cansar da linguagem técnica sobre informática.  

Não chega a ser um grande filme, mas cumpre seu papel de mostrar o lado oculto de Assange e do WikiLeaks.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Hugo, não tive interesse em vê esse filme porque o tema não me interessa muito.Mas sua Avaliação do Assange é importante para mim.
O verdadeiro que quero que pene bem muitos e nunca consiga voltar para o país de origem.

Faz tempo que tinha uma lista de todos os filmes assistido e os que queria assistir
Era a época de muitas locadoras.
Acho que ainda encontro esses cadernos.
Mas agora, anoto só os filmes que vc comenta e que pode me interessar.
E como vc encontra o que procura?
Ainda não encontrei um bom programa para catalogar meus livros que não seja meus maravilhosos cadernos.

Ainda não vi, dos filmes que vc me oferecer, os que tenho.
Mas com certeza, vou querer uns daquela lista.
Tenho muitos DVDs tudo numerado e organizado.

Quero vê todo os filmes de Nora Ephron.
Estou lendo o 3º livro publicado dela, por aqui.
E vou rever o Documentário feito pelo filho dela. Eu adorei.

Hugo disse...

Liliane - Antes dos computadores pessoais, eu também utilizava cadernos, mas depois passei tudo para o Word. Fica fácil procurar desta forma, o trabalho maior é digitar tudo. No caderno é mais difícil encontrar.

Sempre que leio na net sobre algum filme que desperta o interesse, eu registro no Word, assim acabo não esquecendo. Tenho um lista grande de filmes que quero assistir.

Este programa Griffith que citei, parece que é possível criar listas.