quarta-feira, 29 de março de 2017

Frank

Frank (Frank, Inglaterra / Irlanda / EUA, 2014) – Nota 7
Direção – Lenny Abrahamson
Elenco – Domhnall Gleeson, Maggie Gyllenhaal, Scoot McNairy, Michael Fassbender, François Civil, Carla Azar.

Em algum lugar do Reino Unido, Jon (Domhnall Gleeson) é um jovem que ganha a vida em um trabalho burocrático, mas que sonha o dia inteiro com música. 

Uma situação bizarra o aproxima de uma obscura banda em que o vocalista chamado Frank usa uma enorme cabeça de boneco. Ele aceita o convite para tocar teclado com a banda. Pensando que seria apenas uma apresentação, ao viajarem para o interior da Irlanda Jon descobre que a ideia é gravar um álbum. 

Os personagens estranhos escondem uma história até certo ponto comum que coloca em conflito o desejo de sucesso, com o simples prazer de fazer música. Enquanto o personagem de Domhnall Gleeson explora a tecnologia através das mídias sociais em busca de reconhecimento, os outros integrantes da banda parecem hippies saídos dos anos setenta. O estranho Frank, que muitos consideram um gênio musical atormentado, parece “sofrer” a cada música que cria. 

É um filme muito mais próximo de “Garage” que Lenny Abrahamson dirigiu anos antes na Irlanda, do que o recente sucesso de “O Quarto do Jack”.

Nos créditos finais é informado que o filme é uma homenagem a um sujeito que utilizava um boneco na cabeça na Irlanda. Não consegui descobrir quem seria. 

5 comentários:

Liliane de Paula disse...

Nunca ouvi falar desse filme.
Mas Maggie Gyllenhaal é muito boa, eu acho.

Anônimo disse...

Não cheguei a assistir o filme mas no wikipedia inglês tem um link para Frank Sidebottom que redireciona para Chris Sievey.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chris_Sievey

Anônimo disse...

Se não me engano ele aparece na TV em uma cena do filme Filth de 2013

Rodrigo Mendes disse...

Do Abrahamson apreciei mais o adorável O Quarto de Jack. Frank foi uma sessão estranha pra mim. Não sei explicar. Não abracei o filme, embora seja corajoso da parte do Fassbender utilizar o cabeção quase o filme todo. Não sei se irei rever...talvez numa revisão goste mais. Na verdade adoro produções indie!

Abraço.

Hugo disse...

Liliane - É um filme pouco conhecido.

Anônimo - Valeu pela informação. Eu não conhecia Frank Sidebottom.

Rodrigo - Eu tinha lido pouco sobre o filme e somente quando ele tira a cabeça é que eu descobri que era Michael Fassbender.

Abraço