sexta-feira, 10 de março de 2017

Culpado Por Suspeita

Culpado Por Suspeita (Guilty by Suspicion, EUA, 1991) – Nota 6,5
Direção – Irwin Winkler
Elenco – Robert De Niro, Annette Bening, George Wendt, Patricia Wettig, Sam Wanamaker, Chris Cooper, Luke Edwards, Martin Scorsese, Barry Primus, Ben Piazza, Gailard Sartain, Tom Sizemore, Adam Baldwin, Stuart Margolin.

Hollywood, anos cinquenta. David Merrill (Robert De Niro) é uma famoso diretor de cinema no auge da carreira. Sua vida vira de ponta de cabeça quando um roteirista (Chris Cooper) o acusa de ser comunista após ser pressionado por senadores do comitê de atividades antiamericanas. 

Mesmo tendo participado de apenas algumas reuniões há mais de uma década, Merrill é pressionado para depor e entregar colegas que seriam realmente comunistas. Ao não aceitar a proposta, todas as portas se fecham para Merrill, que perde o emprego, a casa e vê todos os amigos desaparecerem. Seu único apoio vem da esposa (Annette Bening). 

O roteiro escrito pelo diretor Irwin Winkler é uma ficção, porém baseada na perseguição real que muitos atores, diretores e roteiristas sofreram nos anos cinquenta. O protagonista é uma mistura de várias pessoas reais que decidiram enfrentar a situação e que tiveram suas carreiras abortadas, mas que por outro lado não cederam a tentação de entregar amigos para se salvar. 

No elenco, além da boa atuação de Robert De Niro, vale destacar o falecido Sam Wanamaker, que interpreta um advogado e que na vida real se exilou em Londres para fugir da perseguição que sofria em Hollywood. 

O outro destaque é a participação de Martin Scorsese vivendo um diretor comunista que também fugiu para Londres. Muitos acreditam que a inspiração do personagem foi no diretor Joseph Losey que fez carreira na Inglaterra. 

O filme é mais interessante pela história do que pela realização. A narrativa é didática e com pouca emoção, com exceção apenas da sequência final.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Parece ser um filme muito bom.
Tem um bom elenco.
Vou anotar.

Hugo disse...

Liliane - A história e o elenco são melhores do que filme, que é um pouco frio e arrastado.