sábado, 16 de abril de 2016

Truman

Truman (Truman, Espanha / Argentina, 2015) – Nota 8
Direção – Cesc Gay
Elenco – Ricardo Darin, Javier Camara, Dolores Fonzi.

O espanhol Tomás (Javier Camara) deixa a família no Canadá onde vive, para visitar em Madrid seu grande amigo Julian (Ricardo Darin), um ator argentino que luta contra um câncer. Um dos motivos da visita é o pedido de Paula (Dolores Fonzi), que é prima de Julian, para Tomás tentar mudar a ideia do amigo de desistir do tratamento contra a doença. 

Nos quatro dias em que Tomás fica na cidade ao lado do amigo, Julian decide colocar sua vida em ordem antes de morrer, inclusive procurando um novo lar para seu cachorro Truman. 

Não sou fã de filmes sobre doenças, pois geralmente as tramas se transformam em melodrama, forçando o espectador a se emocionar. O grande acerto desta obra é o roteiro escrito pelo diretor Cesc Gay em parceria com Tomas Aragay, que ao invés de procurar a emoção fácil, prefere explorar de forma sóbria uma situação triste, criando um personagem que enfrenta a iminente morte como algo natural. 

Os momentos de emoção são sensíveis, sem exageros, como o reencontro de Julian com o filho e as cenas que envolvem o cão Truman. É interessante também a reação das pessoas em relação a como conversar com alguém que está na situação do protagonista. As vezes o gesto mais humano vem de alguém que menos se espera, enquanto outras pessoas mais próximas se mostram insensíveis. 

Vale destacar a ótima química entre Ricardo Darin e Javier Camara. Darin é o bom vivant, que aproveitou a vida ao máximo, enquanto Camara é o sujeito discreto, que prefere ouvir do que falar. 

É um ótimo drama que faz o espectador pensar sobre a finitude da vida.  

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Esse filme deve ser uma delícia.
E acho o Ricardo Darin, excelente, sempre.
Mostra o amor entre ele e o cão?
Gostaria de vê.

Hugo disse...

Liliane - O cão não interage muito, é daqueles que ficam deitado olhando para o dono. O ponto em questão é o animal ser o grande companheiro do protagonista.

Marília Tasso disse...

Ricardo Darin e Javier Camara, dupla maravilhosa, tá na lista e em breve verei!!

Hugo disse...

Marília - Acredito que vc irá gostar.