quinta-feira, 7 de abril de 2016

O Resgate

O Resgate (L’Assaut, França, 2010) – Nota 7
Direção – Julien Leclercq
Elenco – Vincent Elbaz, Gregori Derangere, Melaine Bernier, Aymen Saidi, Chems Damani, Mohid Abid, Djanis Bouzyani.

Argélia, 1994. Um avião da Air France está prestes a decolar no aeroporto de Argel quando quatro terroristas argelinos disfarçados de policiais dominam a tripulação e os passageiros. 

Exigindo a libertação de dois outros terroristas que estão presos e a autorização para decolagem com destino a Paris, os sequestradores são ignorados pelas autoridades argelinas, até o assassinato de um cidadão francês. O fato faz com que o governo francês se envolva na situação e prepare uma equipe de resgate. 

Baseado numa história real, esta produção francesa utiliza inclusive cenas reais do sequestro para aumentar o clima de tensão. As sequências dentro do avião são angustiantes, seja na pressão psicológica sobre os reféns, nas assustadoras cenas de oração dos terroristas, até o sangrento confronto final. 

O diretor Julien Leclerq (do interessante “Gibraltar”) divide a trama em três narrativas. A ação dos terroristas dentro do avião, as decisões dos políticos franceses, algumas equivocadas por sinal e a espera do líder do grupo antiterrorismo (Vincent Elbaz) em iniciar o plano de resgate. 

Vale destacar ainda a fotografia que varia entre um colorido opaco com cenas em preto e branco, causando ainda mais a sensação de uma provável tragédia. 

É um bom filme que dosa com qualidade suspense, ação e política, com estilo diferente das produções americanas aceleradas.

2 comentários:

Liliane de Paula Martins disse...

O filme parece ótimo.
Não conheço os atores.
Vi um filme semelhante mas baseado no ataque terrorista na época das Olimpíadas na Alemanha(acho).
Não sei onde vc acha tantos filmes que nem ouvi falar.

Hugo disse...

Liliane - Realmente é um bom filme sobre uma horrorosa história real.