quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Farol do Fim do Mundo


O Farol do Fim do Mundo (The Light at the Edge of the World, EUA / Liechtenstein / Espanha / Suiça, 1971) – Nota 6
Direção – Kevin Billington               
Elenco – Kirk Douglas, Yul Brynner, Samantha Eggar, Jean Claude Drouot, Fernando Rey, Renato Salvatori, Massimo Ranieri.

No século XIX, numa ilha isolada, três homens são responsáveis pela manutenção de um farol que guia as embarcações para longe das pedras evitando acidentes. O monótono trabalho é interrompido quando um navio de piratas liderados pelo sanguinário Jonathan Kronge (Yul Brynner) chega a ilha e mata dois dos homens, restando vivo apenas Will Denton (Kirk Douglas), que foge e se esconde entre as pedras e cavernas da ilha. Quando outro navio se acidenta no local e os tripulantes são assassinados, Will salva um sobrevivente (Renato Salvatori) e juntos tentam retomar o farol e matar os piratas, além de tentarem salvar também a jovem Arabella (Samantha Eggar), que sobreviveu ao acidente e virou refém de Kronge. ]

Esta obra baseada num livro de Julio Verne foi produzida pelo astro Kirk Douglas, que alguns anos antes havia protagonizado o bom longa “20.000 Léguas Submarinas” também baseado em Verne. A questão é que esta adaptação é falha no roteiro ao introduzir um explicação rápida sobre o passado do personagem de Douglas sem convencer e principalmente na direção de Billington, que entrega um filme lento e longo (mais de duas horas), com diversas passagens desnecessárias. 

As cenas de ação são bem filmadas e as paisagens na ilha rochosa são belas, assim como o farol do título. A história poderia render uma adaptação bem melhor e nos dias atuais com a quantidade imensa de refilmagens, quem sabe algum produtor não descobre este filme.

2 comentários:

Kuki Bertolini disse...

caracaaaa!!eu vi esse filme qaundo tinha uns 8 anos!!nossa!deu uma baita saudade agora,Hugo!vou ter que achar pra baixar!baita filme e bem que poderiam mesmo fazer uma refilmagem a altura!!abraços!!

Hugo disse...

Kuki - Eu assisti faz pouco tempo, encontrei um dvd barato nas Lojas Americanas.

Abraço