segunda-feira, 11 de julho de 2011

Metropolitan


Metropolitan (Metropolitan, EUA, 1990) – Nota 7,5
Direção – Whit Stillman
Elenco – Carolyn Farina, Edward Clements, Christopher Eigeman, Taylor Nichols, Dylan Hundley, Isabell Gillies, Bryan Leder.

Nova York, anos oitenta, um grupo de jovens de famílias ricas se reúne habitualmente no apartamento de Sally Fowler (Dylan Hundley) para festas privadas, onde discutem sobre diversos temas, como a condição social que vivem, se conseguirão manter este nível elevado por toda vida, falam ainda sobre relacionamentos, filosofia e festas. Um destes jovens, Tom (Edward Clements) é o novato no grupo, que mesmo se achando estranho por viver neste novo mundo, acaba aceito pelos demais. 

O diretor Whit Stillman estreou no cinema com este trabalho independente, onde escreveu também o roteiro se baseando num conto de Jane Austen e chamou atenção da crítica e de parte do público na época. Stillman utilizou sua própria experiência em viver no meio de famílias ricas de Manhattan, onde os jovens criam códigos para falar, se vestir e agir, sempre como uma elite em seu próprio mundo. 

Os pontos altos do filme são os ótimos diálogos e o jovem elenco que não deixa que os personagens se mostrem apenas como esnobes, mas também apresentam o outro lado nos momentos em que eles deixam claro que as amizades entre o grupo não é tão forte como parece e quando o medo de falhar na vida adulta vem à tona. 

O filme é considerado o primeiro da chamada “Trilogia Yuppie” dirigida por Stillman (seus únicos trabalhos no cinema), que faria “Barcelona” em 1994 estrelado por Christopher Eigeman e Taylor Nichols, finalizando em 1998 com “Os Últimos Embalos da Disco” com Robert Sean Leonard e Chloe Sevigny nos papéis principais e também com Eigeman no elenco. 

Agora após treze anos, Stillman volta a direção e deve lançar um novo trabalho até o final do ano.

2 comentários:

Kamila disse...

Nem conhecia esse filme, mas ele parece ser interessante.

Hugo disse...

Kamila - Os três filmes dirigidos por Whit Stillman são interessantes.