sexta-feira, 22 de julho de 2011

Falsa Loura


Falsa Loura (Brasil, 2007) – Nota 7
Direção – Carlos Reichenbach
Elenco – Rosane Mulholland, Cauã Reymond, Maurício Mattar, Djin Sganzerla, João Bourbonnais, Susana Alves, Léo Áquila, Vanessa Prieto.

O diretor Carlos Reichenbach neste filme volta ao mundo da mulher operária depois de ter feito “Garotas do ABC”. 

Aqui ele tem como protagonista a falsa loura Silmara (Rosane Mulholland), bonita e com um belo corpo, ela se destaca entre as operárias de uma fábrica e com seu jeito desbocado é vista como mulher fácil pelas companheiras de trabalho e pelos homens que por ela se interessam, entre eles o cantor Bruno de André (Cauã Reymond), porém sua realidade é bem diferente. 

Vivendo com o pai que cumpriu pena por ser incendiário, ela precisa sustentá-lo pois sua mãe saiu de casa e seu irmão homossexual (o transformista Léo Áquila) o despreza, além disso por trás do jeito forte e decidido, se esconde uma jovem com desejos e sentimentos, que por encarnar um tipo de mulher que os homens vêem como apenas diversão, sofrerá na pele as conseqüências da aparência. 

A grande sacada do roteiro do próprio Reichenbach é mostrar como as pessoas são rotuladas pela sociedade e tratadas de acordo com que o aparentam, na maioria das vezes com um tipo de preconceito enraizado, tendo no filme outro exemplo, a da personagem Briducha (Djin Sganzerla) que a príncipio se apresenta como uma caipira, mas que a “falsa loura” a transforma em uma princesinha, mudando o modo de tratamento das companheiras em relação a garota e dos homens que começam a vê-la como mais um alvo.  

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Esse filme sempre chamou a minha atenção, mas não tive a oportunidade de ver ainda. Interessante sua análise.

bjs

Hugo disse...

Amanda - O filme é interessante, assim como a maioria dos trabalhos de Reichenbach, que infelizmente é pouco reconhecido.

Bjos

Rodrigo Mendes disse...

Não sou tão espectador da obra de Carlos Reichenbach. Preciso corrigir. Lembro mais de Dois Córregos com Riccelli.
Abs.
Rodrigo

Hugo disse...

Rodrigo - Assisti alguns filmes de Reichenbach, menos "Dois Córregos".

Abraço

Gaabi Fernandes disse...

Bom, acabei de assistir o filme, e gostei bastante, eu só não intendi muito bem o pq que no fim do filme ela deito com o Leonel! Alguem pode me responde o pq que ela deito com o menino? ...Mas fora isso o filme é muito bom, repleto de aventuras, e ironismo!