terça-feira, 12 de julho de 2011

Cartas para Julieta & Amor Por Acaso


Cartas para Julieta (Letters to Juliet, EUA, 2010) – Nota 6,5
Direção – Gary Winick
Elenco – Amanda Seyfried, Christopher Egan, Gael Garcia Bernal, Vanessa Redgrave, Franco Nero, Oliver Platt.

A jovem jornalista Sophie (Amanda Seyfreid) e seu noivo, o falastrão Victor (Gael Garcia Bernal), viajam para Itália numa prévia da lua-de-mel. A questão é que enquanto Sophie deseja conhecer os pontos turísticos, Victor pensa apenas em visitar fornecedores para o restaurante que irá inaugurar em Manhattan. Quando Sophie visita a casa onde viveu Julieta do livro de Shakespeare, ela conhece algumas mulheres que respondem as cartas deixadas por outros mulheres que procuram ou perderam o verdadeiro amor. 

Por acaso, Sophie descobre uma carta escrita há cinqüenta anos, em que Claire Smith (Vanessa Redgrave) descreve o jovem que ela deixou na época e que sonha reencontrar. A resposta de Sophie faz com que Claire volte a procurar seu amor com a ajuda do arredio neto Charlie (Christopher Egan). Como Victor resolve viajar em busca de vinhos, Sophie se une a velha senhora e seu neto em busca do antigo amor de Claire. Esta viagem mudará inclusive as vidas de Sophie e Charlie. 

Apesar de não ser um filme ruim, o roteiro é esquemático, qualquer cinéfilo acostumado ao gênero descobrirá toda a história rapidamente. Como destaques temos a ótima veterana Vanessa Redgrave num simpático papel e as belíssimas paisagens italianas, onde quase todo o filme foi rodado. 

Amor Por Acaso (Bed & Breakfast, EUA, 2010) – Nota 4
Direção – Marcio Garcia
Elenco – Dean Cain, Juliana Paes, Bill Engvall, Julian Stone, Zilah Mendoza, John Savage, Eric Roberts, Marcos Pasquim, Julia Duffy, Rodrigo Lombardi.

No Rio de Janeiro, Ana (Juliana Paes) descobre após a morte do pai que ele deixou uma enorme dívida e conforme seu advogado Victor (Julian Stone), o único bem deixado pelo homem é a escritura de uma casa na Califórnia. Enquanto isso na Califórnia, na casa que seria do pai de Ana, Jake (Dean Cain) reforma o local para inaugurar uma pousada. Ana e seu advogado resolvem viajar para Califórnia com o objetivo de tomar posse do local e vendê-lo, porém Ana acabará entrando em conflito com Jake. 

A estréia do ator e apresentador Marcio Garcia na direção só não pode ser chamado de desastre total pelas belas imagens da Califórnia e por incrível que pareça, pela simpática atuação do canastrão Dean Cain (da antiga série “Lois & Clark”). Vale também a beleza de Juliana Paes, indiscutível por sinal e sua fluência no inglês, já o restante do longa é péssimo. Do roteiro repleto de clichês e situações absurdas, até o elenco de personagens que lembram programas como “Zorra Total”, nada se salva. 

Como a produção é americana, vários papéis de coadjuvante são interpretados por atores americanos, porém por canastrões conhecidos, como o veterano John Savage (“O Franco Atirador) que deixou seus dias de glória nos anos setenta e Eric Roberts, irmão de Julia Roberts, conhecido por aceitar qualquer tipo de papel. 

Mesmo errando feio, Marcio Garcia ainda conseguiu uma nova chance em outra produção americana que está sendo filmada no momento. Espero que desta vez faça algo melhor. 


6 comentários:

Dr Johnny Strangelove disse...

O primeiro é um nhéeeeeeeee do caramba, mas o casal Nero-Vanessa fizeram a diferença e se tornou muito bonito ver a realidade mesclando com a ficção ...


Já o outro ... não vi ... infelizmente ... mas se diz que ele tem talento, tem que se esforçar e muito ...

Abraços.

Amanda Aouad disse...

Bom, não seria tão dura quanto você. hehe. Achei Cartas para Julieta bonitinho, um filme água com açucar, mas romântico, na época que fiz a crítica comparei ao poema de Fernando Pessoa: todas as cartas de amor são ridículas. É óbvio, clichê, mas envolve.

Quanto ao filme de Márcio Garcia, não achei tão péssimo assim, apesar daquela participação absurda dele e toda a sequência do Brasil. Quando vai para os Estados Unidos, o filme caí na fórmula americana de comédia romântica. Tem uns exageros ou outros, mas no geral, funciona. Melhor do que eu esperava.

bjs

Josy Ellerbrock disse...

De sua opinião e sugestões ao Xonados por Cinema!

Olá! Gostaria de saber o que os seguidores do Xonados por Cinema estão achando do blog, então peço a sua participação mandando opiniões e sugestões para o melhoramento do site.

Envie para: ellerbrockjosy14@gmail.com ou em um comentário no endereço http://xonadosporcinema.blogspot.com/


Obrigada e até a próxima!

Hugo disse...

Johnny - Somente o primeiro vale a sessão.

Amanda - Concordo sobre "Cartas para Julieta", mas o filme do Marcio Garcia é muito fraco. São clichês demais pro meu gosto...rs

Josy - Valeu pela visita.

Abraço a todos

KA disse...

Cartas para Julieta poderia ser uma comédia romântica simpática, mas tem dois detalhes que me irritaram: trilha sonora teenpop (horrível) e atrizinha sem sal, açúcar ou qualquer tempero que lhe de um mínimo de carisma. Desperdício de filme e paisagens...
Abs

Hugo disse...

Ka - Você foi perfeita em tocar nestes dois pontos. A trilha foi feita para tentar agradar aos jovens e a atriz Amanda Seyfried é a típica estrelinha adolescente de tv.

Até mais