terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Zona Verde


Zona Verde (Green Zone, França / EUA / Espanha / Inglaterra, 2010) – Nota 7,5
Direção – Paul Greengrass
Elenco – Matt Damon, Greg Kinnear, Brendan Gleeson, Amy Ryan, Khalid Abdalla, Jason Isaacs, Igal Naor.

Em 2003, logo após a Invasão no Iraque, o oficial Roy Miller (Matt Damon) é encarregado de localizar as armas químicas escondidas por Sadam Hussein e seus generais, porém a cada missão que não chega a lugar algum, ele percebe que algo está errado. Durante uma destas missões, seu grupo é procurado por um iraquiano chamado Freddy (Khalid Abdalla de “O Caçador de Pipas”), que diz ter visto uma reunião do alto comando de Sadam Hussein numa casa perto daquele local. Miller leva alguns homens e descobre que ali estava o general Al Rawi (Igal Naor), um dos líderes mais procurados pelos americanos, porém o sujeito consegue escapar. A questão é que o general é importante demais, todos querem encontrá-lo, um chefão do Pentágono (Greg Kinnear) e um agente da Cia (Brendan Gleeson), deixando claro haver muita sujeira escondida por trás daquela guerra. 

O longa de Paul Grengrass se baseia num livro sobre a “Zona Verde”, um cinturão de segurança criado pelos americanos em Bagdá, onde tudo parecia bem, porém ao redor e no restante do país a violência não poupava ninguém, além da falta de água, comida e eletricidade. 

O diretor novamente faz parceira com Matt Damon, assim como na consagrada série “Bourne” e filmou este longa no seu estilo, com um misto de documentário com câmera na mão e cenas de ação realistas, conseguindo novamente um resultado satisfatório. 

Mesmo sendo uma obra de ficção, o roteiro toca fundo nas mentiras utilizadas pelo governo americano para invadir o Iraque e depois no absurdos erros em nome da democracia.

7 comentários:

Jenifer Torres disse...

Acho o roteiro interessante e a atuação de Matt Damon é mais uma vez satisfatória.

Abraços.

M. disse...

Taí um filme intressante. Gostei.

Hugo disse...

Jenifer - É uma boa história.

Márcia - O filme prende a atenção.

Abraço

Rafael W. disse...

Não apresenta nada de novo para o tema, mas faz bem o que se propõe.

http://cinelupinha.blogspot.com/

Hugo disse...

Rafael - Utilizaram uma tema real para criar uma história de ficção competente.

Abraço

movies and co disse...

Meio parado ,bom mas nada comparado a bourne.Confiram algumas dica http://mvsandco.blogspot.com/

Hugo disse...

Movies - Tem mais ação que a trilogia Bourne, mas mesmo assim prende a atenção pela interessante trama.

Abraço