domingo, 6 de fevereiro de 2011

Regras da Vida


Regras da Vida (The Cider House Rules, EUA, 1999) – Nota 7,5
Direção – Lasse Hallstrom
Elenco – Tobey Maguire, Charlize Theron, Michael Caine, Delroy Lindo, Paul Rudd, Jane Alexander, Kathy Baker, Erykah Badu, Kieran Culkin, Kate Nelligan, Heavy D, K. Todd Freeman, Paz de la Huerta, J. K. Simmons, Evan Parke.

Numa pequena cidade do Maine, o médico Wilbur Larch (Michael Caine) é o responsável por um orfanato, onde diversas crianças esperam a chance de serem adotadas. Carinhoso com todas as crianças, o Dr. Larch criou quase como filho o jovem Homer Wells (Tobey Maguire) e o ensinou a profissão de médico. Mesmo estando feliz no lugar, Homer tem vontade de conhecer o mundo e a chance aparece quando um casal vai ao orfanato para o médico ministrar um aborto na jovem. 

O casal é formardo pelo piloto da aeronáutica Wally (Paul  Rudd) e a bela Candy (Charlize Theron), que fazem amizade com o jovem e o levam para outra cidade, onde este aceita trabalhar na fazenda da mãe de Wally para colher maçãs. Como a história se passa nos anos quarenta, no meio da 2º Guerra Mundial, Wally acaba tendo de voltar para batalha e deixa sua noiva Candy, que por sua vez se apaixona por Homer. 

Este longa é o típico drama clássico, que além do triângulo amoroso, é sensível ao mostrar a tristeza das crianças abandonadas pelos pais e ainda conta uma história paralela onde o personagem de Tobey Maguire se envolve com os problemas de pai (Delroy Lindo) e filha (a cantora Erykah Badu) que trabalham como coletores de maçã. 

O roteiro é inteligente ao colocar em debate a questão do aborto com a história ambientada numa época em que era um tabu ainda maior e deixa ainda uma mensagem onde pequenas mentiras podem ser usadas para o bem. 

Um filme sensível, assim como a maioria dos trabalhos da carreira do diretor Hallstrom (“Chocolate” e “Sempre ao Seu Lado”).

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Eu gosto bastante desse filme, principalmente pela forma como aborda a questão do aborto, muitos de nossos argumentos ficam abalados, apesar de continuar não concordado com o ato em si.

bjs

Jenifer Torres disse...

Parece bom! Uma boa dica para as noites chuvosas de Curitiba.
Abraços.

Hugo disse...

Amanda - O polêmico tema é enfocado de modo sensível e humano.

Jenifer - Em Curitiba... noites chuvas e frias. rs

Bjos

Natalia disse...

Lindo esse filme! É polemico, te faz pensar e sensibiliza. Preciso reve-lo!

Bjs

Hugo disse...

Natália - É um filme muito sensível.

Bjos