quarta-feira, 12 de maio de 2010

Terra Estrangeira

Terra Estrangeira (Brasil, 1996) – Nota 8
Direção – Walter Salles e Daniela Thomas
Elenco – Fernando Alves Pinto, Fernanda Torres, Alexandre Borges, Laura Cardoso, Luís Melo, Tcheky Karyo, João Lagarto.

O dupla Walter Salles e Daniela Thomas conta aqui duas histórias em paralelo, tendo como tema principal a dificuldade em ser e se sentir um estrangeiro.

O filme se passa em 1990 quanto Fernando Collor de Mello toma posse no governo brasileiro e poucos meses depois lança o plano econômico que confisca grande parte do dinheiro aplicado em instituições financeiras no país. No exato momento em que o plano é lançado, a sra Manuela (Laura Cardoso) acaba falecendo em virtude de estar guardando dinheiro há muito tempo para visitar sua cidade natal, San Sebastian no País Basco na Espanha e percebe que seu sonho acabou. Após isso, seu filho Paco (Fernando Alves Pinto) fica completamente perdido e resolve aceitar a proposta do estranho Igor (Luís Melo) para levar um violino à Portugal e depois ir conhecer a cidade de sua mãe na Espanha. Enquanto isso em Portugal, o casal Alex (Fernanda Torres) que trabalha como garçonete e o músico sem talento Miguel (Alexandre Borges), passam por uma crise.

Estas duas histórias irão se cruzar de maneira trágica, mostrando a difícil vida dos imigrantes em Portugal, além da tristeza daqueles que deixam o seu país para viver em outro e que acabam nunca se sentindo em casa.

4 comentários:

Wally disse...

Sempre quis ver esse filme! Qualquer dia pego para assistir.

Hugo disse...

Wally - Eu indico, é um drama bem interessante.

Abraço

Edson Cacimiro disse...

O filme é muito bom ,vale a pena, bela indicação. A cena com o navio na praia é muito bonita.

Hugo disse...

Edson - É um drama sensível, muito bem dirigido e interpretado.