segunda-feira, 31 de maio de 2010

Perseguidor Implacável

Perseguidor Implacável (Dirty Harry, EUA, 1971) – Nota 9
Direção – Don Siegel
Elenco – Clint Eastwood, Harry Guardino, Reni Santoni, John Vernon, Andrew Robinson.

Hoje o grande Clint Eastwood completa oitenta anos e apesar da carreira mais do que premiada e consolidada, continua firme na ativa, dirigindo praticamente um filme por ano e em alguns destes também atuando a frente das câmeras. Um dos grandes nomes da história do cinema que merece todo nosso respeito e admiração.

Como homenagem estou escrevendo sobre o clássico "Perseguidor Implacável". Aqui Eastwood é o detetive Harry "O Sujo" Callahan que trabalha nas ruas de São Francisco e não costuma seguir regras para caçar os bandidos. Num certo uma jovem é assassinada e o criminoso que se intitula “O Escorpião”, envia uma carta para o prefeito (John Veron) ameaçando matar uma pessoa por dia até receber 100.000 dólares. Um suspeito é preso e liberado por falta de provas, mas Harry não aceita e resolve perseguir o sujeito a sua maneira.

Este ótimo filme policial foi o sucesso que Clint Eastwood precisava para solidificar sua carreira nos EUA. Antes ele ficou conhecido pela trilogia dos dólares feita com Sergio Leone na Itália e alguns bons filmes como “Meu Nome é Coogan” e “Os Abutres Tem Fome”, mas este longa além do sucesso, marcou época por colocar como herói um policial que não respeitava regras para perseguir os bandidos, as boas cenas de ação pelas ruas de São Francisco e por criar a célebre frase “Go ahead, make my day”, quando esperava a reação de um criminoso para poder matá-lo com uma justificativa. Outro ponto positivo é a direção segura de Don Siegel, que dirigiu outros filmes com Clint e foi seu espelho para a premiada carreira de diretor do astro.

4 comentários:

Anônimo disse...

Dirty Harry rules!!!

http://cinema-em-dvd.blogspot.com/

Dewonny disse...

Curto muito toda essa série policial do Dirty Harry, parece q são 4 filmes, vi todos, sou muito fã do Clint Eastwood!
Ótima lembrança esse filme!
Abs! Diego!

Bruno Cunha disse...

Um clássico influenciado pela época criminal daquela época, nomeadamente do assassino Zodiac.

Abraço
Cinema as my World

Hugo disse...

Kahlil - Grande personagem.

Diego - São cinco filmes com o personageem.

Nekas - Com certeza, o vilão é baseado no assassino do zodíaco.

Abraço