domingo, 30 de novembro de 2008

E o Vento Levou

Filme Assistido nº 173
E o Vento Levou (Gone with the Wind, EUA, 1939) – Nota 10
Direção – Victor Fleming
Elenco – Clark Gable, Vivien Leigh, Leslie Howard, Olivia DeHavilland, Thomas Mitchell, Barbara O’Neill, Hattie McDaniel, Butterfly McQueen, Victor Jory, Jane Darwell, Ward Bond, George Reeves, Fred Crane.

Um dos maiores dramas já feitos para o cinema, conta a história de amor e ódio entre Rhett Butler (Clark Gable) e Scarlett O’Hara (Vivien Leigh). Tudo começa pouco antes da Guerra da Secessão quando em uma festa numa grande fazenda do sul dos EUA, Scarlett é cortejada por vários homens mas acaba declarando seu amor para Ashley (Leslie Howard), que agradece mas diz estar apaixonado por Melanie (Olivia DeHavilland) com quem irá se casar. Desapontada e brava ela é abordada pelo galanteador Rhett Butler com quem entra em conflito, principalmente após este comentar que se acontecer a guerra, o sul onde eles vivem seria derrotado.

Este é apenas o início de relações que se estenderão por toda a guerra entre estes personagens, com direito a casamentos sem amor, mortes, perda de fortunas e tudo que um drama épico pode mostrar.

Com um orçamento gigante para época o produtor David O Selznick trocou várias vezes de diretor, com Victor Fleming apenas dirigindo metade do filme, que teve na condução do restante da produção nomes famosos como George Cukor, Sam Wood e o fotógrafo William Cameron Menzies.

O filme concorreu a quinze Prêmios Oscar e ganhou dez, incluíndo Melhor Filme, Direção, Atriz para Vivien Leigh e Atriz Coadjuvante para Hattie McDaniel, por sinal foi a primeira pessoa de cor negra a ganhar um Oscar.

9 comentários:

Pedro Henrique Gomes disse...

Esse filme poderia ter 10 horas de duração que ainda assim seria fantástico!

Red Dust disse...

Um filme enorme... enorme. Uma história excelentemente dirigida. Um duo protagonista de ouro. Dramático. Intenso. Tem tudo o que um cinéfilo pode desejar!!!!!

10/10.

Abraço.

Kau Oliveira disse...

É... eu disse que era suspeito para falar de Entre Dois Amores no outro comentário. Já neste, eu digo que não posso comentar nada, já que, incondicionalmente, acho este o melhor filme já feito.

Abraços.

Hugo disse...

Pedro - A longa duração não atrapalha em nada.

Red - A dupla central é inesquecível.

Kau - Tb está na lista dos melhores que já assisti.

Unknown disse...

O eterno clássico de Hollywood. Dificilmente, algum filme será melhor do que este. Uma enormidade de talento. Um marco. Enfim, é cinema ao mais alto nível.

Abraço

Anônimo disse...

Tá... eu nunca vi... vergonha...

Hugo disse...

Fifeco - Um dos grandes clássicos da histórias.

Cara da Locadora - Assista.

Abraço

Anônimo disse...

Nossa, OBRA-PRIMA. É simplesmente EXTRAORDINÁRIA a experiência de assisti-lo.

Nota 10

Ciao!

Anônimo disse...

QUERIDA , SEUS COMENTARIOS SÃO BONS NA MAIORIA DAS VESES ,VC MOSTRA Q ENTENDE DE FILMES, MAS POR FAVOR ,GENTE DE COR NEGRA E O FIM , NÃO REPITA ESSE HORRIVEL COMENTARIO NEM DORMINDO , SE GENTE TEM COR , QUAL A SUA,EXISTEM VARIAS FORMAS DE SE REFERIR AOS NEGROS,BRANCOS, ASIATICOS ,CIGANOS,INDIOS ,QUE NÃO EVIDENCIAM COR ,MAS CULTURA, REGIÃO,VC NÃO DIZ GENTE DA COR BRANCA , ENTÃO ESSA REGRA VALE PRA TODAS AS ETNIAS.BJO....