sábado, 26 de julho de 2008

Trem da Vida

Trem da Vida (Train de Vie, França, 1998)
Direção: Radu Mihaileanu
Elenco: Lionel Abelanski, Rufus, Clement Harari, Agathe de La Fontaine, Marie José Nat, Bruno Abraham Kremer, Michel Muller.

Quem gostou do ótimo "A Vida é Bela" de Roberto Benigni e do bom "Um Sinal de Esperança" com Robin Williams, não pode deixar de assistir este "Trem da Vida", que como os outros dois tem como tema o Holocausto, aqui contado de um modo sensível e utilizando a fantasia para tratar de um assunto polêmico.

A história se passa em 1941 em uma pequena aldeia da Europa onde os moradores são judeus e vivem tranquilamente, mas tudo muda quando o louco da cidade Schlomo (Lionel Abelanski) observa nazistas pela região e corre para avisar os cidadãos da aldeia. Percebendo que estão próximos de serem capturados pelos nazistas e levados para campos de concentração, eles vêem uma única saída, se disfarçarem e dividirem as pessoas em nazistas e prisioneiros para tentar chegar a Palestina de trem. Este ponto de partida original gera um história sensível com um humor sutil e ao mesmo tempo político, pois após começarem a viagem cada lado parece incorporar seus disfarces gerando discussões, sem contar alguns jovens que apesar de judeus, se dizem também comunistas e querem fazer uma rebelião contra os mais velhos.

São várias situações engraçadas e em muitos momentos diálogos que fazem piada com as próprias tradições judaícas, mas de uma forma simpática. Quando eles resolvem fugir e tem de escolher quem serão os nazistas, muitos a maioria não quer por achar que é pecado e nessa confusão a escolha para ser o oficial comandante dos nazistas fica com Mordechai (Rufus que fez o papel do pai de Amelie Poulan) por ele ser o único que fala alemão e imaginem o que acontece quando eles encontram nazistas de verdade e apenas um fala a língua deles. Outro ponto engraçado é que a fuga de trem e a idéia do disfarce vem do louco Schlomo, dando a impressão que o diretor queria mostrar como a guerra é insana e sem sentido.

Uma curiosidade, consta que o diretor romeno Radu Mihaileanu qundo escreveu o roteiro do filme enviou para Roberto Benigni e este recusou o projeto, mas como todos sabemos uma ano antes deste em 1997, ele fez "A Vida é Bela".

Indico "Trem da Vida" para todos que gostam de uma boa história contada de modo original e simpático, que utiliza a fantasia para contar um evento triste, mesmo que no final nos traga de volta a realidade.

5 comentários:

Dr Johnny Strangelove disse...

Sou louco para ver esse filme mas sem acesso ... foda ... tenho que procurar urgente nas locadoras ...
abraços

Breno Adegas disse...

Nao vi nem esse nem a vida eh bela nem o do robin williams, pra ser sincero. mas gosto do tema do holocausto, entao esse vai pra lista de filmes a ver, com certeza, valeu pela dica!

dpois de milenios retomei o blog, com um post sobre td um pouco, depois da uma passada la =D
see ya!

Anônimo disse...

Assisti esse filme recentemente e realmente é uma ótima opção para quem quer assistir um filme com tema sobre a Segunda Guerra com um tom, digamos, mais bem humorado, mas triste ao mesmo tempo.

Anônimo disse...

Não tinha ouvido falar nesse. Boa indicação! Vou à procura depois dessa sua crítica.

Ciao!

Hugo disse...

Johnny - As grandes locadores gostam de trabalhar apenas com lançamentos, fica difícil achar filmes menores que saíram há algum tempo.

Breno - Vale uma conferida nos três filmes.

Ibertson - Um belo filme feito com sensibilidade e um pouco de humor.

Wally - Pode assistir que vc vai gostar.

Abraço a todos.