Trem da Vida (Train de Vie, França, 1998)
Direção: Radu Mihaileanu
Elenco: Lionel Abelanski, Rufus, Clement Harari, Agathe de La Fontaine, Marie José Nat, Bruno Abraham Kremer, Michel Muller.
Quem gostou do ótimo "A Vida é Bela" de Roberto Benigni e do bom "Um Sinal de Esperança" com Robin Williams, não pode deixar de assistir este "Trem da Vida", que como os outros dois tem como tema o Holocausto, aqui contado de um modo sensível e utilizando a fantasia para tratar de um assunto polêmico.
A história se passa em 1941 em uma pequena aldeia da Europa onde os moradores são judeus e vivem tranquilamente, mas tudo muda quando o louco da cidade Schlomo (Lionel Abelanski) observa nazistas pela região e corre para avisar os cidadãos da aldeia. Percebendo que estão próximos de serem capturados pelos nazistas e levados para campos de concentração, eles vêem uma única saída, se disfarçarem e dividirem as pessoas em nazistas e prisioneiros para tentar chegar a Palestina de trem. Este ponto de partida original gera um história sensível com um humor sutil e ao mesmo tempo político, pois após começarem a viagem cada lado parece incorporar seus disfarces gerando discussões, sem contar alguns jovens que apesar de judeus, se dizem também comunistas e querem fazer uma rebelião contra os mais velhos.
São várias situações engraçadas e em muitos momentos diálogos que fazem piada com as próprias tradições judaícas, mas de uma forma simpática. Quando eles resolvem fugir e tem de escolher quem serão os nazistas, muitos a maioria não quer por achar que é pecado e nessa confusão a escolha para ser o oficial comandante dos nazistas fica com Mordechai (Rufus que fez o papel do pai de Amelie Poulan) por ele ser o único que fala alemão e imaginem o que acontece quando eles encontram nazistas de verdade e apenas um fala a língua deles. Outro ponto engraçado é que a fuga de trem e a idéia do disfarce vem do louco Schlomo, dando a impressão que o diretor queria mostrar como a guerra é insana e sem sentido.
Uma curiosidade, consta que o diretor romeno Radu Mihaileanu qundo escreveu o roteiro do filme enviou para Roberto Benigni e este recusou o projeto, mas como todos sabemos uma ano antes deste em 1997, ele fez "A Vida é Bela".
Indico "Trem da Vida" para todos que gostam de uma boa história contada de modo original e simpático, que utiliza a fantasia para contar um evento triste, mesmo que no final nos traga de volta a realidade.
5 comentários:
Sou louco para ver esse filme mas sem acesso ... foda ... tenho que procurar urgente nas locadoras ...
abraços
Nao vi nem esse nem a vida eh bela nem o do robin williams, pra ser sincero. mas gosto do tema do holocausto, entao esse vai pra lista de filmes a ver, com certeza, valeu pela dica!
dpois de milenios retomei o blog, com um post sobre td um pouco, depois da uma passada la =D
see ya!
Assisti esse filme recentemente e realmente é uma ótima opção para quem quer assistir um filme com tema sobre a Segunda Guerra com um tom, digamos, mais bem humorado, mas triste ao mesmo tempo.
Não tinha ouvido falar nesse. Boa indicação! Vou à procura depois dessa sua crítica.
Ciao!
Johnny - As grandes locadores gostam de trabalhar apenas com lançamentos, fica difícil achar filmes menores que saíram há algum tempo.
Breno - Vale uma conferida nos três filmes.
Ibertson - Um belo filme feito com sensibilidade e um pouco de humor.
Wally - Pode assistir que vc vai gostar.
Abraço a todos.
Postar um comentário