quinta-feira, 1 de maio de 2008

Skinheads - A Força Branca e A Outra História Americana



A Outra História Americana (American History X, EUA, 1998) - Nota 8,5
Direção: Tony Kaye
Elenco: Edward Norton, Edward Furlong, Avery Brooks, Beverly D'Angelo, Fairuza Balk, Jennifer Lien, Elliott Gould, Ethan Suplee, Stacy Keach, William Russ.

Skinheads - A Força Branca (Romper Stomper, Austrália, 1992) - Nota 8
Direção: Geoffrey Wright
Elenco: Russell Crowe, Daniel Pollock, Jacqueline McKenzie.

Infelizmente, o tema do neonazismo continua bem atual. Apesar da 2º Guerra ter acabado há mais de sessenta anos, alguns ideais do nazismo não morreram junto com Hitler. Nestes dois bons filmes que irei comentar este é o tema principal.

Em "Skinheads - A Força Branca" a história se passa na Austrália, onde um bando de jovens neonazistas liderados por um na época desconhecido Russell Crowe, se reúne para atacar estrangeiros, principalmente orientais e descendentes que são vistos por eles como invasores que estão roubando seu país. As coisas mudam e caminham para um desfecho trágico quando Hando (Crowe), o líder do bando, percebe que sua namorada Gabe (Jacqueline McKenzie) está envolvida com seu braço direito no bando, Davey (Daniel Pollock). É um filme violento e realista, que mostra como o problema da xenofobia aumenta cada vez mais, principalmente se alimentando da pobreza e da falta de perspectivas que acaba levando muitos indivíduos a escolherem o caminho do ódio.

Já "A Outra História Americana", apesar de utilizar o mesmo tema, tem uma abordagem diferente mostrando a história de Derek Vinyard (o ótimo Edward Norton), um neonazista que sai da prisão com a cabeça mudada, arrependido das atitudes que o levaram à cadeia. Porém sua volta será mais difícil do que imaginava, ele terá de cuidar do irmão menor (Edward Furlong) que o vê como uma espécie de herói e segue seus mesmos passos, além de enfrentar os amigos de gangue e o líder (Stacy Keach) que desejam sua volta ao grupo. O diretor usa espertamente do preto e branco nos flashbacks para mostrar os atos de que Derek se arrepende e o porquê dele ter seguido este caminho. É um filme imperdível.

Uma curiosidade quanto aos diretores, Geoffrey Wright que fez "Skinheads" não conseguiu emplacar mais nada, tendo feito em Hollywood o péssimo "Medo em Cherry Falls". Já a história de Tony Kaye é outra, ele veio do mundo da propaganda para fazer "A Outra História Americana" e durante a montagem entrou em conflito com os produtores que achavam o filme muito pesado e queriam modificar inclusive o final. Ele não aceitou e foi criado um impasse que chegou as tribunais. Mesmo assim, ele conseguiu lançar sua versão nos cinemas, mas acabou fechando muitas portas em Hollywood. Apenas agora em 2008 ele tem um novo filme em pós-produção para ser lançado chamado "Black Water Transit".

10 comentários:

Unknown disse...

Olah,

Desses dois so tive a oportunidade de ver o segundo que é, de facto, exímio. Desde a história até à controvérsia, todo ele é bastante bom. Os actores são fenomenais e a realização também. É altamente recomendado.

Abraço

Red Dust disse...

Vi os dois. São duas histórias poderosas.

Fiquei bastante impressionado com 'Romper Stomper'. É possível que seja mais difícil de encontrá-lo, mas quem tiver oportunidade de o ver que não hesite. Não há ressalvas.

Abraço.

Rodrigo Fernandes disse...

Curti esse "A outra história americana" apesar de bem violento, acho que foi um dos primeiro que vi que abordava a violencia de forma nua e crua...
bacana essa curiosidade do diretor Tony Kaye.. deve ster sido um 'perrenho' pra ele ter encarado os produtores no tribunal... mas já o curti por isso, acho mesmo qeu vc tem que defender seu filme com unhas e dentes, oq eu não acontece geralmente com os filmes atuais, por isso que temos finais tão imbecis para filmes tão bem explorados...

Hugo, tô de blog novo, é o mesmo Rodrigo, só que agora um pouco mais organizado..da um pulo por lá e ve oq eu tua cha...
abraços!!!

Cecilia Barroso disse...

Nossa! Não sabia que tinha tido essa confusão para o lançamento do Outra História Americana não...

Realmente é um filmaço e Norton está simplesmente maravilhoso!
Sempre que me perguntam de cenas marcantes, cito a do meio-fio, que apesar de não vermos, quase sentimos.

Skinheads eu não assisti justamente por causa de Geoffrey Wright. Não tive coragem... Mas vou colocar na minha lista.

Linkei você lá no Cenas também, tá?
Beijocas

Pedro Henrique Gomes disse...

Pois é Hugo, outros dois que não vi. Mas esse Skinheads chama-me atenção...

Abraço!!!

Kamila disse...

Não assisti "Skinheads", mas "A Outra História Americana" é um filmaço. Uma grande atuação de Edward Norton, merecidamente indicao ao Oscar 1999 de Melhor Ator. A cena final desse filme me acaba, assim como aquela que mostra o por quê do Derek ter ido parar na cadeia.

Bom final de semana!

Isabela disse...

Skinheads é um filme que sempre passei por ele na locadora, mas nunca peguei. Talvez agora dê uma chance.

A outra historia americana, é um filme que considero excelente!

Rogerio disse...

Skin Heads eu tenho em casa. Eh impressionante a atuaçao de Crowe, e ja mostrava ao mundo o ator estupendo que viriamos a conhecer.
O filme eh forte. O Pollack se matou apos as filmagens sabia? Ficou um filme meio morbido.

"A Outra Historia Americana" é uma espetaculo. Talvez a melhor performance de Norton, amo o filme.
Abs!!

Gabriel disse...

OS dois filmes são realmente maravilhosos, "Romper Stomper" se tornou um classico devido a cumplicidade dos atores e produção em fazer um filme bem próximo da realidade. O ator daniel pollock realmente se suicidou antes do lancamento do filme, porem, não pela força de seu personagem, mas por ser viciado em heroina... e durante as filmagens realmente teve um romance com a atriz pricipal do filme.

alexandregabriel@hotmail.com

Felicidades a todos.

Unknown disse...

eu assisti a outra historia americana e gostei pra caramba.é um ótimo filme.