terça-feira, 27 de maio de 2008

Três Dias do Condor

Ficha Técnica:
Três Dias do Condor (Three Days of the Condor, EUA, 1975)
Direção: Sydney Pollack
Elenco: Robert Redford, Faye Dunaway, Cliff Robertson, Max Von Sydow, John Houseman.

Hoje o cinema perdeu o diretor e ator Sydney Pollack que nos deixou filmes como "Tootsie", "Ausência de Malícia", "O Cavaleiro Elétrico" e seu maior sucesso em termos de premiação, "Entre Dois Amores" que ganhou o Oscar de melhor filme e ele de melhor diretor.

Neste "Três Dias do Condor" ele dirige seu ator preferido Robert Redford, com quem fez seis filmes e conta a história de um agente da CIA vivido por Redford, que trabalha apenas com serviço burocrático e de um hora para outra descobre que todos que trabalham em sua equipe foram assassinados. Desesperado por não ser um agente de campo, ela praticamente sequestra uma fotógrafa (Faye Dunaway) e junto tenta descobrir quem está comandando a conspiração.

Filme essencial da década de setenta, época onde o principal era a trama, que tem bom ritmo, mas sem a aceleração dos filmes atuais. Quanto ao estilo, podemos inclur o filme e o diretor Pollack numa lista com "A Trama" de Alan J. Pakula, "A Conversação" de Coppola, "Um Dia de Cão" de Sidney Lumet, entre outros ótimos suspenses/policiais de grande diretores da época.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bem oportuna a crítica qd acabamos de perder o grande Sydney Pollack!

Red Dust disse...

Uma homenagem justa a Sydney Pollack com uma boa escolha de um filme seu.

Pedro Henrique Gomes disse...

Ainda não vi esse mas adoro muitos filmes do Pollack, como A Firma e Entre Dois Amores.