quinta-feira, 29 de maio de 2008

Sideways - Entre Umas e Outras

Ficha Técnica:
Sideways - Entre Umas e Outras (Sideways, EUA, 2004)
Direção: Alexander Payne
Elenco: Paul Giamatti, Thomas Haden Church, Virginia Madsen, Sandra Oh, Jessica Hecht, Missy Doty, M. C. Gainey.

Este filme foi uma supresa agradável encomendada pelo bom diretor Alexander Payne, que vem demonstrando a cada trabalho seu talento em misturar bem drama com comédia, nos apresentando personagens comuns, que tem qualidades e virtudes como qualquer pessoa em situações que com certeza já vimos no nosso dia.

Em "Eleição" ele mostra como uma simples eleição de conselho em um colégio pode se transformar em uma guerra, com pessoas normais tomando atitudes imaturas apenas para vencer. Depois ele fez "As Confissões de Schmidt", onde com a ajuda do talento de Jack Nicholson, mostra os dois lados da terceira idade, tanto a alegria de viver de alguns, como a solidão e sentimento de quem chegou nela, mas não se preparou para aproveita-la

Aqui em "Sideways" o ótimo Paul Giamatti ganha seu primeiro papel principal como um escritor fracassado que após uma separação convida seu amigo, o ator desempregado vivido por Thomas Haden Church, para uma viagem pelas vinícolas da Califórnia antes do casamento deste. Pessoas com temperamentos opostos, o escritor deprimido e o ator de bem com a vida, irão conversar sobre diversos temas como casamento, amor e vinhos, além de se envolverem com duas mulheres vividas por Virginia Madsen e Sandra Oh.

Como escrevi no início, o diretor dosa muita bem a comédia com o drama, com ótimos diálogos e um elenco afiado, que além de elevar Giamatti à protagonista, ressuscita as carreiras de Haden Church que por muitos anos trabalhou no seriado "Cheers" e como o ator que ele interpreta, há um bom tempo sem um papel decente, além de Virginia Madsen que fez algum sucesso nos anos oitenta, principalmente com o filme "Candyman" e estava fazendo pequenos trabalhos apenas. Completando o elenco, Sandra Oh do seriado "Grey's Anatomy" que era esposa do diretor Payne na época, também defende muito bem seu papel.

Uma ótima pedida para quem gosta de filmes que tem como tema principal os personagens e nos brinda com diálogos interessantes e um roteiro sensível.

8 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
carol. disse...

Hugo, gostei muito deste filme!! Mas gostei mesmo de "Eleição"!!!
Como vc disse, este diretor tem a facilidade de nos apresentar personagens comuns e mesmo assim fazê-los ficarem interessantes!!!

Ps:Acredita q ñ vi "O caminho das nuvens" ainda?!

Anônimo disse...

Adoro Seinfeld! Acho um filme mt bem finalizado, com personagens que carregam certa verdade. A cara do Alexander Payne!

Rodrigo Fernandes disse...

para quem gosta de bons dialogos e tbm de vinho, heehe...
ótima pedida esse filme...
Abraços

Anita disse...

é excelente este filme...infelizmente não o vi em cinema, apenas em dvd e, gostei mesmo muito;))

beijinhos hugo e, um excelente fds;)*

Red Dust disse...

Um filme muito interessante. Até de como a amizade pode desaguar não só em água. :)

Há um desafio para ti no meu blogue. :)

Abraço.

Pedro Henrique Gomes disse...

Esse eu vi e aprovei. É isso mesmo, uma história simples e bem contada.

Abs!

Thiago Paulo disse...

Hugo..adoro esse filme, acho muito lega...até porquê tem a presença de Sandra Oh...uma maravilhosa atriz!!!
Boa Dica...

Abraços...