sábado, 17 de maio de 2008

Os Indomáveis

Ficha Técnica:
Os Indomáveis (3:10 to Yuma, EUA, 2007)
Direção: James Mangold
Elenco: Russell Crowe, Christian Bale, Logan Lerman, Ben Foster, Dallas Roberts, Peter Fonda, Vinessa Shaw, Alan Tudyk, Gretchen Mol, Luke Wilson, Kevin Durand.

O gênero faoreste apesar de não estar no gosto cinematográfico da geração atual, ainda pode render ótimos exemplares como este "Os Indomáveis", uma boa refilmagem de "Galante e Sanguinário" dirigido em 1957 pelo especialista no gênero Delmer Daves.

Nesta nova versão o diretor James Mangold ("Copland" com Stallone) mantém a qualidade do original e acerta tanto nas cenas de ação, que são várias por sinal e também nos momentos de drama, principalmentes nos diálogos entre o bandido Ben Wade (Russel Crowe) e o fazendeiro Dan Evans (Christian Bale). No original estes papéis foram interpretados por Glenn Ford e Van Heflin respectivamente.

O filme conta a história do fazendeiro deficiente e endividado Dan Evans que por um acaso está na cidade quando o bandidão Ben Wade é capturado e precisa ser escoltado até a cidade de Contention para ser colocado no trem em direção a Yuma, onde ele será julgado e enforcado. No entanto o trajeto será complicado, pois eles serão perseguidos pelo bando de Wade, liderados pelo violento Charlie Prince (Ben Foster).

Como acontece em vários faroestes clássicos, neste aqui também a parte dramática é importantíssima, mostrando as motivações de cada personagem e que todos ali tem um explicação para as atitudes e decisões que acabam tomando.

O elenco está ótimo, a dupla principal dá conta do recado e quem também se mostra cada vez melhor e se especializando em personagens fortes, muitas vezes de vilão é o jovem Ben Foster, que assim como seu papel em "Alpha Dog" ele se destaca muito. Menção honrosa também para a participação do veterano Peter Fonda como um caçador de recompensas que odeia o bandido Ben Wade. Por sinal Peter Fonda é filho do grande Henry Fonda que trabalhou em dezenas de faroestes, inclusives clássicos como "Era Uma Vez no Oeste", "Paixão dos Fortes" e "Consciências Mortas".

4 comentários:

Anônimo disse...

Achei Os Indomáveis um filmaço! O melhor western que aparece em muito tempo!
O elenco é um incentivo extra. Todos ótimos!

Isabela disse...

Eu AMEI esse filme! Apesar da nova geração não saber valorizar, sou uma apaixonada por bons westerns, e a felicidade ao ver esse filme foi sem tamanho! Talvez entre todos os grandes acertos do diretor, tenha sido a escolha da dupla Bale/Crowe, que simplesmente espantou qualquer chance do filme não ser nota DEZ!

Unknown disse...

Gostei bastante do filme. Foi uma espécie de regresso às origens. James Mangold, após o fabuloso "Walk the Line" ainda não havia produzido algo que se comparasse a este produto. Aproveitando dois óptimos actores e um elenco secundário muito aceitável, Mangold transporta aos espectadores modernos, a magia dos Westerns.

Pedro Henrique Gomes disse...

Reascendeu em mim a vontade de ver um western. Filme bom mesmo.

Abraço!!!