domingo, 11 de maio de 2008

Os Gritos do Silêncio

Ficha Técnica:
Os Gritos do Silêncio (The Killing Fields, EUA, 1984)
Direção: Roland Joffé
Elenco: Sam Waterston, Haing S. Ngor, John Malkovich, Julian Sands, Craig T. Nelson, Spalding Gray, Bill Paterson.

Existem vários filmes que quando estão em evidência queremos assistir, mas por diversos motivos acabamos deixando passar e as vezes demoramos anos para assisti-lo. No meu caso este "Os Gritos do Silêncio" é um exemplo. Lançado em 1984 e naquele época ainda com a censura de 18 anos para muitos filmes, eu não tinha idade para vê-lo no cinema, mas depois de algum tempo com a explosão do vídeo passei por ele inúmeras vezes na locadora e só agora, mais de 20 anos depois é que fui conferir.

Este drama sobre guerra e perseverença é baseado na história do jornalista do New York Times Sydney Schanberg (Sam Waterston da série "Law and Order") que no início dos anos setenta foi cobrir a Guerra do Vietnã no Cambodja e descobriu que os americanos estavam usando este país apenas como instrumento político com o pretexto de defendê-lo dos comunistas, mas na realidade estavam atacando o interior do país numa guerra clandestina contra os rebeldes do Khmer Vermelho, liderados pelo sanguinário e futuro ditador Pol Pot.

Durante sua estada no país ele faz grande amizade com o intéprete Dith Pran (Haing S. Ngor) e junto com o fotógrafo Rockoff (John Malkovich) e o reporter inglês Jon Swain (Julian Sands) passam maus bocados quando a capital do país é tomada pelos rebeldes de modo violento e estes obrigam os nativos do país a sairem da capital a pé.

O filme concorreu a 7 prêmios Oscar e ganhou 3, de Edição, Fotografia para o aclamado Chris Menges e o mais signficativo de Ator Coadjuvante para Haing S. Ngor, não só pela representação deste, mas também pela sua história real. Nascido no Cambodja ele passou por sofrimento parecido a que seu personagem no filme. Quando o Khmer Vermelho tomou o poder ele era médico e precisou esconder sua profissão e seu estudo, pois isto era visto como ameaça e com certeza ele seria executado, assim como sua mulher havia sido. Durante anos ele viveu quase como um escravo até que conseguiu fugir para os EUA. Apesar de nunca ter sido ator, mas pelo histórico de vida ele foi escolhido pelo diretor Roland Joffé para o papel. Outra nota triste sobre Ngor, foi que ele passou por tanto sofrimento em uma guerra e depois morando nos EUA e trabalhando como ator, foi assassinado na porta de sua casa em um assalto em 1988.

O diretor Joffé era documentarista e por isso seus filmes falam sobre temas universais e verdadeiros, ele que concorreu a Oscar por este filme e por "A Missão" que falava sobre a catequização de índios na América por missionários, estrelado por Robert DeNiro e Jeremy Irons. Fez ainda o ótimo "O Início do Fim" sobre a o Projeto Manhattan que terminou com o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki e "Cidade da Esperança" com Patrick Swayze, sobre um médico trabalhando na Índia com pobres.

7 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

Tbm já passei várias vezes por ele na locadora... a diferença é que nunca tive interesse em loca-lo... puro preconceito tolo, ja que ele realmente aparenta ser interessante e com um história também interessante.. vou procura-lo e dar uma chance a ele, heheh.. alias, tenho vários que preciso dar chances tbm...
abraços!!!

Anônimo disse...

Esse filme é ótimo.
Só assisti mês passado também e gostei muito.
O coitado do Ngor, depois de sofrer tanto em vida, ainda é morto covardemente e nem teve mais chances de interpretar.
Julian Sands também está muito bem no filme.
E o final do filme me lembrou o recente O Sobrevivente, apesar de gostar mais do filme do Herzog.

Red Dust disse...

É um belíssimo filme. Um drama intenso que revela que a amizade pode ser mais que tudo, ao mesmo tempo, que mostra a preseverança de um homem com sede de viver.

Anônimo disse...

Filmaço! Um dos melhores do gênero!

Kamila disse...

O Roland Joffé adora fazer filmes assim, mas eu nunca assisti a este "Gritos do Silêncio", apesar de já ter visto o DVD em vários lugares.

Pedro Henrique Gomes disse...

E minha lista não para de aumentar...

Anônimo disse...

Filme com tom documental, apesar de não ser, é bem pesado, mas forte e extremamente bem interpretado por Sam Waterston e Ngor. Fotografia de primeira. Marcante.