quinta-feira, 15 de maio de 2008

Fiztcarraldo

Ficha Técnica:
Fitzcarraldo (Fitzcarraldo, Peru/Alemanha, 1982)
Direção: Werner Herzog
Elenco: Klaus Kinski, José Lewgoy, Claudia Cardinale, Miguel Angel Fuentes, Paul Hittscher, Grande Otelo, Peter Berling, Milton Nascimento.

O diretor alemão Werner Herzog tem um sólida carreira internacional desde 1972 quando fez "Aguirre - A Cólera dos Deuses" e iniciou neste também neste filme sua parceria com o ator Klaus Kinski, com quem fez cinco filmes e mais o documentário de 1999 "My Best Friend", onde ele mostra a relação de amizade e ódio entre os dois, que gerou grandes filmes e grandes brigas também.

Lembrei de "Fitzcarraldo" há pouco tempo, assim que vi outro filme de Herzog, "O Sobrevivente" com Christian Bale, um bom filme sobre prisioneiros no Laos durante a Guerra do Vietnã e que parecido com outros filmes do diretor mostra a luta da homem não só contra os inimigos, mas também contra a natureza. Nisso percebi que havia assistido apenas estes dois filmes de Herzog, uma falha que necessito consertar, pois estes dois filmes me deixaram ótima impressão.

Em "Fitzcarraldo", Klaus Kinski é Brian Sweeney Fitzgerald, chamado de Fitzcarraldo pelos nativos, ele vai para Amazônia no final do século XIX com o sonho de construir um teatro de ópera no meio da selva e para isso ele aproveita a febre do ciclo da borracha para ganhar muito dinheiro e iniciar seu projeto. Com dinheiro na mão ele resolve levar todo o material para a construção do teatro em um barco a vapor para dentro da floresta, transpondo matas e morros à custa de muitas vidas daqueles que o seguem.

As imagens da Amazônia mostradas no filme são ao mesmo tempo belíssimas e selvagens, se tornando um obstáculo gigantesco para o sonho de Fitzcarraldo. A história é basicamente sobre sonho e ambição, onde o protagonista tenta conseguir seu objetivo a qualquer custo.

Um filme diferente mas essencial, que tem como curiosidade no elenco os grandes atores brasileiros José Lewgoy e Grande Otelo, além de um participação de Milton Nascimento cantando em uma cena na ópera.

7 comentários:

Anônimo disse...

Quero muito ver esse filme.
Do Herzog só conheço O Sobrevivente e O Homem Urso.
Já vi Fitzcarraldo em uma locadora da cidade, vou pegar para assistir qualquer dia.
Quero ver dele também Aguirre: A Cólera dos Deuses.

Anônimo disse...

Clássico absoluto!!!

Rodrigo Fernandes disse...

Herzog sempre colcoando no limite homem e natureza... sempre em constante conflito...
aidna quero ver sua filmografia completa... só vi o mais recente "o sobrevivente"...
abraços!!!

Kamila disse...

Nunca assisti a um filme do Werner Herzog, mas tenho curiosidade de ver "O Sobrevivente".

Bom final de semana!

Isabela disse...

Mais uma para a lista dos que não vi!

Hugo disse...

Ibertson - Tb quero assisti Aguirre.

Louis - Sem dúvida um clássico.

Rodrigo - A natureza é um elemento importante nos filmes de Herzog.

Kamila e Isabela - Assistam, vale a pena, "O Sobrevivente" tb é interessante.

Unknown disse...

Um grande, grande Herzog!