sexta-feira, 9 de maio de 2008

Filmes Assistidos - 41 a 50

41 – À Sombra do Vulcão (Under the Volcano, EUA, 1984) - Nota 6
Direção – John Huston
Elenco – Albert Finney, Jacqueline Bisset, Anthony Andrews, Katy Jurado, James Viliers.
Drama sobre ex-cônsul britânico (Albert Finney) que vive no México e se transforma em alcoólatra após a traição da esposa (Jacqueline Bisset) com seu meio-irmão (Anthony Andrews). Apesar do grande diretor e do bom elenco, o filme é apenas mediano.

42 – Aspen – Dinheiro, Sedução e Perigo (Aspen Extreme, EUA, 1993) - Nota 5
Direção – Patrick Harsburg
Elenco – Paul Gross, Peter Berg, Finola Hughes, Teri Polo, William Russ, Trevor Eve, Martin Kemp, William McNamara, Stewart Finlay McLennan.
Dois amigos (Paul Gross e Peter Berg) largam seus empregos e resolvem se tornar instrutores de esqui na neve em Aspen, Colorado. Nesse paraíso de ricos e famosos eles acabam tendo como desafio manter a amizade, num lugar onde o dinheiro compra tudo. A história é batida, mas o filme tem boas cenas de esqui na neve.

43 – Um Assaltante Bem Trapalhão (Take the Money and Run, EUA, 1969) - Nota 7
Direção – Woody Allen
Elenco – Woody Allen, Janet Margolin, James Anderson, Louise Lasser.
Este é o segundo filme dirigido por Woody Allen, que conta um falso documentário sobre a vida de um atrapalhado ladrão de bancos (o próprio Allen), que mostra desde a infância até sua prisão. Um filme leve e engraçado.

44 – Assalto ao Trem Pagador (Brasil, 1962) - Nota 9
Direção – Roberto Farias
Elenco – Reginaldo Faria, Grande Otelo, Eliezer Gomes, Jorge Dória, Ruth de Souza, Luiza Maranhão, Helena Ignez, Átila Iório, Dirce Migliaccio, Osvldo Louzada.
Este clássico do cinema brasileiro é baseado na história real do assalto ao trem pagador da Central do Brasil no Rio de Janeiro em 1960. Realizado pelo bando de Tião Medonho (Eliezer Gomes), eles combinam gastar o mínimo possível de dinheiro para não levantar suspeitas, mas as coisas se complicam quando o líder se desentende com seu comparsa Grilo Peru (Reginaldo Farias) e outro integrante do bando Cachaça (Grande Otelo) começa a falar demais. Filmaço que não deve nada aos grandes filmes sobre assaltos realizados em Hollywood.

45 – Assassinato em Amsterdam (The Amsterdam Kill, EUA, 1977) - Nota 6
Direção – Robert Clouse
Elenco – Robert Mitchum, Bradford Dillman, Leslie Nielsen, Richard Egan.
Filme de espionagem apenas razoável, comandado pelo diretor de "Operação de Dragão", com um elenco de astros veteranos, inclusive o ótimo Robert Mitchum.

46 – Assassinato em Primeiro Grau (Murder in the First, EUA, 1995) - Nota 8
Direção – Marc Rocco
Elenco – Kevin Bacon, Christian Slater, Gary Oldman, Embeth Davidtz, William H. Macy, Stephen Tobolowski, Brad Dourif, R. Lee Ermey, Mia Kirshner, Kyra Sedgwick.
Este bom drama sobre justiça conta a história de um jovem (Kevin Bacon) que é preso por roubar uns trocados. Na cadeia ele tenta fugir, mas é capturado e jogado na solitária. Quando é libertado após alguns anos, ele é defendido por um advogado idealista (Christian Slater), que tenta provar as torturas executadas a mando diretor da prisão (um sádico Gary Oldman).

47 – Assassino à Preço Fixo (The Mechanic, EUA, 1972) - Nota 8
Direção – Michael Winner
Elenco – Charles Bronson, Jan Michael Vincent, Keenan Wynn, Jill Ireland.
Um dos bons filmes da dupla Bronson/Winner. Aqui Bronson é um assassino profissional que trabalha para uma organização criminosa. Um dia ele recebe a missão de matar um amigo e após cumpri-la, se aproxima do filho deste (Jan Michael Vincent) e começa a lhe ensinar seu ofício. O filme tem assassinatos interessantes e um final surpresa.

48 – Atentado no Alabama (Morgen in Alabama, Alemanha, 1984) - Nota 7
Direção – Norbert Kuckelmann
Elenco – Maximilian Schell, Lena Stolze, Robert Aldini, Wolfgang Kieling.
Drama sobre o aparecimento de grupos neo-facistas na Alemanha que vão a julgamento. Ótimo papel de Maximilian Schell como um advogado.

49 – Atlantic City (Atlantic City, EUA, 1980) - Nota 7
Direção – Louis Malle
Elenco – Burt Lancaster, Susan Sarandon, Kate Reid, Michel Piccoli, Robert Joy, Hollis McLaren, Robert Goulet, Al Waxman, Wallace Shawn.
Bom drama do diretor francês Louis Malle sobre personagens decadentes que tentam ganhar a vida em Atlantic City, mostrando o lado mais triste e real das pessoas que vivem em torno do jogo e dos Cassinos. Ótimas interpretações do veterano astro Lancaster e de Susan Sarandon.

50 – A um Passo da Eternidade (From Here to Eternity, EUA, 1953) - Nota 10
Direção – Fred Zinnemann
Elenco – Burt Lancaster, Montgomery Clift, Deborah Kerr, Donna Reed, Frank Sinatra, Ernest Borgnine, Jack Warden.
Clássico absoluto reunindo um elenco de primeira para contar a história dos ataques japoneses à base militar de Pearl Harbor no Havaí durante a Segunda Guerra Mundial. Destaque para atuação de Montgmery Clifft e para a cena de beijo na praia entre Lancaster e Deborah Kerr.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vergonhosamente de todos esses eu apenas vi o "Assalto ao trem pagador" que é MUITO bom mesmo, o Reginaldo Faria tá MUITO bom no filme, mas o Eliezer enquanto Tião Medonho fez juz ao nome, dava mesmo mesmo, rs...

Pedro Henrique Gomes disse...

Fale o que quiser de mim mas que não vi nenhum, que vergonha para um cinéfilo. Ou que se julga um...

Abraço, Hugo!

Rodrigo Fernandes disse...

POxa, só vi o "Assassinato em Primeiro Grau" e ainda assim nem me lmebro mutio bem dele, pois já faz tmepo que assisti, heheh
Quero muito ver o "A um Passo da Eternidade" - está nos meus planos há mutio tempo, mas nunca o encontro e qdo passa na Tv, como passou recentemente acabo perdendo, ahaha... que saco!!!
Pelo menos já vi um outro tbm excelente com o Zinnemann, "o homem que não vendeu sua alma". curti o trabalho dele nesse e pelo jeito devo também curtir esse outro clássico.
Abraços!!!