sexta-feira, 23 de maio de 2008

Nação Fast Food

Ficha Técnica:
Nação Fast Food (Fast Food Nation, EUA, 2006)
Direção: Richard Linklater
Elenco: Greg Kinnear, Wilmer Valderrama, Catalina Sandino Moreno, Bobby Cannavale, Ana Claudia Talancon, Ashley Johnson, Paul Dano, Patricia Arquette, Luis Guzman, Esai Morales, Kris Kristofferson, Ethan Hawke, Bruce Willis, Avril Lavigne, Lou Taylor Pucci, Dana Wheeler Nicholson.

É comum serem feitos filmes que mostram a força das pessoas para mudar uma situação adversa, em conseguir justiça e que deixam uma sensação de esperança aos espectadores, mas as vezes algum diretor finca o pé na realidade e apresenta um filme como este "Nação Fast Food", em que a palavra que poderia resumi-lo seria "conformismo".

Baseado no best-seller de Eric Schlosser, que conta um história real, aqui tudo começa quando um executivo de marketing de uma grande rede lanchonetes, vivido por Greg Kinnear é escolhido pelo presidente da empresa para investigar o matadouro que fornece carne à rede, situado na pequena Cody no Colorado, em virtude de testes terem descoberto estrume na carne. Ao mesmo tempo um casal de namorados (Wilmer Valderrama e Catalina Sandino Moreno), mais a irmã desta (Ana Claudia Talancon) pagam coiotes para atravessar o deserto e entrar clandestinamente nos EUA e acabam sendo deixados também na cidade de Cody.

Este é apenas o início de um mergulho nas entranhas de toda a cadeia de uma grande rede fast food, onde vários temas interligados mostrarão a fragilidade e a corrupção, com trabalhadores clandestinos explorados em uma empresa com péssimas condições de trabalho, as lanchonetes do grupo explorando jovens e varíos outros personagens lucrando com a situação.

O tema deste filme poderia ser focado em qualquer grande corporação, que tratam seus funcionários, agregados e todos que participam dessa cadeia da mesma forma, como mercadoria visando apenas o maior lucro possível.

Dos vários nomes famosos do elenco, alguns aparecem em poucas cenas, mas com participações importantes, sendo que cada um dá a sua opinião sobre a da cidade de Cody, o matadouro, a rede lanchonetes, mas todos tem algum em comum, o conformismo com a situação. Alguns como os personagens de Kris Kristofferson e Ethan Hawke mostram que já foram rebeldes, mas desistiram de lutar para poderem sobreviver e o de Bruce Willis que conhece todos os podres da situação, mas prefere lucrar ao se preocupar em fazer o certo.

Este conformismo aparece até mesmo na cena das vacas que mesmo com a cerca cortada, preferem ficar em seu lugar no matadouro comendo sua ração do que fugir para a liberdade.

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom mesmo o filme, adorei... Concordo plenamente com o seu post, mas o filme me dá mais vontade ainda de me rebelar, rs... A cena das vacas é excelente...

carol. disse...

Putz não vi este filme ainda... Mas esta questão de fast food me incomoda desde que vi Super size me...

Isabela disse...

ADOREI esse filme, não pela parte tecnica, roteiro ou qualquer coisa, mas pela critica explicita que ele faz a essa nação consumista de fast food, que na verdade vai muito alem das lojas de lanches prontos. Todo o problema social e cultural por traz disso. Sem falar no Greg Kinnear que mais uam vez da um show!

Hugo disse...

Cara da Locadora - Gente que queira se rebelar está em falta neste mundo. rs

Cah - Super Size Me criticava apenas parte da engrenagem, Nação Fast Food mostra toda a máquina.

Isabela - Sem dúvida, o filme em si é mediano, o principal é a crítica.

Rodrigo Fernandes disse...

quero ver se alugo o quanto antes... aparenta ser bom... aparenta ser no mesmo ritmo de "Super size me" - apesar logico que um é ficção e o outro um doc...
abraços

Thiago Paulo disse...

Já vi esse filme e adorei, é muito bom, fiquei chocado com a cenas do abate das vacas.
Depois de ver esse filme a gente fica um bom tempo sem vontade de comer carne!
Hugo, desculpe a demora para comenta no seu blog, são tantos!!!
Saiba que gosto muito da sua opinião e sempre estarei por aqui!!
Obrigado por sempre comentar lá no Cine e Séries.
Falow!!!

Kamila disse...

Ainda não assisti a este filme, mas tenho muita curiosidade em relação ao tema.

Hugo disse...

Rodrigo - Eu achei mais interessante que Super Size Me.

Thiago - Não se preocupe, todos somos ocupados, fica difícil visitar os blogs todos os dias. Sua opinião é sempre bem vinda.

Kamila - Vale a pena pelo tema e a denúncia.

Anônimo disse...

Não gostei do Nação Fast Food. Achei sua proposta melhor que sua realização e que Linklater perdeu a mão, tentando mais politizar sua história do que desenvolver seus personagens e criando alguns sem razão de existir.

Hugo disse...

Louis - Tb não achei que seja um grande filme, mas o tema proposto é interessante e Linklater mostrou sua visão, que por sinal é totalmente pessimista.