quarta-feira, 7 de maio de 2008

Faça a Coisa Certa

Ficha Técnica:
Faça a Coisa Certa (Do the Right Thing, EUA, 1989)
Direção: Spike Lee
Elenco: Spike Lee, Danny Aiello, Ossie Davis, Ruby Dee, John Turturro, Richard Edson, Giancarlo Esposito, Bill Nunn, Paul Benjamin, Frank Faison, Joie Lee, Robin Harris, Miguel Sandoval, Rick Aiello, John Savage, Samuel L. Jackson, Rosie Perez, Roger Guenveur Smith, Martin Lawrence, Frank Vincent.

Quase vinte anos depois, o primeiro grande sucesso do diretor Spike Lee já é quase um clássico. Na época o filme foi criticado por alguns em virtude de mostrar os negros como vítimas que resolvem reagir com violência e por essa atitude Lee foi acusado de utilizar as mesmas desculpas de um branco racista quando usa a violência. Com o tempo ele foi demonstrando talento e deixando as polêmicas apenas como um tempero em sua filmografia.

Este filme se passa no verão de 1989 considerado um dos mais quentes da história de Nova Iorque, especificamente no bairro do Brooklin, onde a mistura de etnias e preconceitos junto com o calor infernal acaba sendo o estopim para a explosão de uma onda de violência.

O próprio Lee faz o papel principal interpretando o entregador de pizzas Mookie, que trabalha na pizzaria do italiano Sal (Danny Aiello) que é auxiliado pelos filhos Pino (um esquentado John Turturro) e Vito (Richard Edson). O personagem de Lee consegue se equilibrar entre conviver bem com os negros em sua comunidade e o trabalho na pizzaria do brancos, mas tudo muda quando o negro Buggin'Out (Giancarlo Esposito) entra na pizzaria e começa a reclamar com Sal que na parede do estabelecimento não tem foto de nenhum negro famoso, apenas de ítalo-americanos como Sylvester Stallone e Robert DeNiro. Depois de tanto reclamar ele consegue o apoio de outro negro, Radio Raheem (o grandalhão Bill Nunn) e durante o protesto a polícia é chamada dando início a um conflito racial que terminará em tragédia.

Os pontos altos do filme são o elenco recheado de bons atores como John Turturro, Danny Aiello e Giancarlo Esposito e muitos ainda pouco conhecidos na época, fazendo pequenos papéis como Samuel L. Jackson e Martin Lawrence, além da ótima trilha sonora de rap do conjunto Public Enemy especialista em músicas negras de protesto, com o clássico "Fight the Power" que é a cara do filme.

Apesar do exagero de Lee em algumas idéias sobre racismo, o filme é bom e vale a pena ser assistido, pelo tema ainda muito atual e também por ele ser muito parecido com o que aconteceu na vida real em Los Angeles 1991, quando o negro Rodney King foi espancado por policiais, fato este que acabou gerando uma reação violenta dos negros da cidade, em uma proporção muito maior do que a mostrada neste filme.

8 comentários:

Anônimo disse...

Este filme é uma das escolhas para o Intercine da próxima semana na Globo. Se vencer, vou assisti-lo. Há tempos que venho querendo ver e nunca encontrei em DVD.

Rodrigo Fernandes disse...

Não curto a filmografia do Spike Lee... e acho que é pelo fato dele exagerar muito ou se "achar muito" nos seus filmes...
Na boa, acho que possui ótimas intenções ao abordar um tema tão polemico como é o racismo, principalmente nos EUA que são racistas há gerações.... mas é um diretor que não me agrada.
abraços!!!

Kamila disse...

Já tive várias oportunidades, mas nunca consegui assistir a este filme. No entanto, acho a sequência inicial da obra, com a música "Fight the Power", um daqueles momentos que são clássicos.

Pedro Henrique Gomes disse...

Gosto dos filmes do Spike Lee...
Esse, como você bem disse, foi um pouco exagerado, mas, no geral, o resultado foi satisfatório.

Abraço!!

Cecilia Barroso disse...

Eu também gosto desse filme, apesar de achar a mesma coisa que você: exagerado.
Mas tem cenas ótimas e os atores estão muito bem.

Hugo disse...

Ibertson - Só assisto filmes na Globo dublados quando é algum caso que não tenho assistir o filme de outra maneira.

Rodrigo - Apesar de não gostar de Spike Lee, vale a pena ver este filme, deixando alguns exageros de lado, o filme é bom.

Kamila - Realmente a sequência inicial é primorosa.

Cecilia e Pedro - Falaram tudo, apesar de alguns exageros, o filme é bom e vale pelo tema.

Anita disse...

gostei bastante do filme...mas, conocrdo quando dizes que há um certo "exagero" em algumas cenas;)

beijos

cicero disse...

Depois desse filme o Spike Lee perdeu o rumo.Mas esse é a obra prima dele.Vale a pena.