sexta-feira, 2 de maio de 2008

12 Horas Até o Amanhecer

Ficha Técnica:
12 Horas Até o Amanhecer (Journey to the End of the Night, EUA/Brasil/Alemanha, 2006)
Direção: Eric Eason
Elenco: Brendan Fraser, Mos Def, Scott Glenn, Catalina Sandino Moreno, Matheus Nachtergaele, Alice Braga, Milhem Cortaz.

Este é o tipo de filme que muitos brasileiros utilizam para vestir a carapuça de patriotas, dizendo que os estrangeiros de países do primeiro mundo e principalmente americanos vêem o Brasil como um lugar de ladrões e prostitutas, mostrando em seus filmes apenas o que nós temos de pior. Até concordo em parte, que muitos americanos e europeus nada sabem sobre o Brasil, mas nosso povo também sabe muito pouco sobre os outros países.

Neste filme o diretor independente Eric Eason veio ao Brasil e rodou todo o longo em São Paulo, sendo grande parte na famosa e decadente "Boca do Lixo" situada na região central da capital, local adequado para a roteiro sobre drogas e prostituição.

O filme conta a história de Sinatra (Scott Glenn) e seu filho Paul (Brendan Fraser) que são donos de um bordel e por acaso ficam com uma mala cheia de drogas, com isso eles visualizam uma chance de ganhar muito dinheiro, cada um com plano diferente em mente. Para vender a droga eles vão precisar da ajuda do nigeriano Wemba (Mos Def) e durante esta noite irão se deparar com outros personagens que mudarão suas vidas.

Este tipo de história já foi filmado dezenas de vezes por Hollywood, o interessante aqui está no bom elenco que tem ainda Matheus Nachtergaele vivendo um travesti, papel muito importante na trama, as ótimas Alice Braga e a colombiana Catalina Sandino Moreno (indicada ao Oscar por "Maria Cheia de Graça"), além de uma pequena participação de Milhem Cortaz (o Capitão Fábio de "Tropa de Elite) como uma capanga.

Além disso vale a curiosidade de ver vários pontos de São Paulo, quem mora por aqui vai reconhecer logo e deve levar em conta que o roteiro não tenta denegrir a cidade, ele apenas conta uma história que poderia ter sido filmada em qualquer outra cidade da America Latina, da África ou em Los Angeles.

6 comentários:

(Didixy) Conquistadores disse...

Legal a história. Filmado no Brasil e com Alice Braga, Brendan Fraser ainda. VOu ver já.

Abs

BOa dica.

Rodrigo Fernandes disse...

eu acho que cheguei a ver alguns trechos desse filme na HBO recentemente, se eu naõe sotu enganado, oue ra no cinemax, algum desses canais... o puco que vi, não me interessei muito não, acheio meio forçado o sotaque do Mos, um portunhol estranhol que ele tentava falar... mas não levei mutio a sério o filme, sei lá, talvez dê uma outra chance a ele...rs
abraços, Hugo!!!

Pedro Henrique Gomes disse...

Já tive várias oportunidades de ver esse filme mas nunca o fiz. Agora pode ser que o faça.

Abraço Hugo!

Anônimo disse...

Não conhecia esse filme, mas após ler sua resenha, fiquei interessado.

Anônimo disse...

Então, eu vi e não gostei muito. Achei a atuação do Nachtergaele e do Mos meio chinfrim, e eu gosto muito dos dois... Um filme que não fede nem cheira, mas vale à pena ser visto por curiosidade...

PS: Pensei que ninguém mais tinha visto esse filme, ahhaha

Hugo disse...

Didixy, Rodrigo, Pedro e Ibertson - Apesar de não se um grande filme, vale pela curiosidade.

Cara da Locadora - É muito legal assistir filmes pouco conhecidos, as vezes encontramos coisas muitas boas.