terça-feira, 18 de abril de 2017

Oslo, 31 de Agosto

Oslo, 31 de Agosto (Oslo, 31, August, Noruega, 2011) – Nota 8
Direção – Joachim Trier
Elenco – Anders Danielsen Lie, Hans Olav Brenner, Petter Width Kristiansen, Kjaersti Odden Mostraum.

Após meses internado em uma clínica para reabilitação de drogados nos arredores de Oslo, Anders (Anders Danielsen Lie) recebe autorização para visitar a cidade e participar de um entrevista de emprego. 

Durante um dia inteiro, Anders reencontrará amigos, ex-namoradas e familiares, numa dolorosa jornada em busca de curar feridas do passado para tentar seguir em frente. 

O ponto principal do roteiro escrito pelo diretor Joachim Trier é retratar de forma humana a dificuldade que um viciado em recuperação tem em restabelecer laços com amigos, familiares e voltar a vida profissional. 

Suas mentiras e atitudes movidas pelo vício deixaram marcas em todos que com ele conviveram e que em sua maioria não demonstram vontade em voltar a ter alguma relação. Por mais que o viciado seja o grande culpado por sua vida derrotada, a forma como ele é visto e tratado é um verdadeiro empurrão para o fundo do poço. 

Vale destacar também as várias sequências na rua, que exploram com competência a nublada e cinzenta cidade de Oslo, além da melancólica interpretação de Anders Danielsen Lie, que passa toda a angústia do personagem na luta contra o vício e também na frustração por ter desperdiçado a vida.   

6 comentários:

Amanda Aouad disse...

É um belo filme mesmo. A maneira como ele nos mostra que o maior antagonista dele é ele mesmo é muito boa. O filme é cheio de cenas simbólicas.

bjs

Hugo disse...

Amanda - O roteiro é extremamente sensível ao explorar o sofrimento do protagonista.

Bjos

Marília Tasso disse...

Um filme muito reflexivo, gosto muito de como a angústia do personagem é trabalhada, Joachim Trier até agora tem mostrado uma filmografia bem interessante. Abraços!

Hugo disse...

Marília - Sem dúvida, é um filme sóbrio que enfoca uma tema doloroso.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Quero vê, quero vê.
Vou procurar.
Não conheço os atores nem a cidade onde se passa.

Hugo disse...

Liliane - Você vai gostar.