quarta-feira, 26 de abril de 2017

O Interrogatório

O Interrogatório (Przesluchanie, Polônia, 1982) – Nota 7,5
Direção – Ryszard Bugajski
Elenco – Krystyna Janda, Adam Ferency, Janusz Gajos,  Agnieszka Holland, Anna Romatowska, Olgierd Lukaszewicz.

Varsóvia, Polônia, 1951. Tonia (Krystyna Janda) é uma cantora de cabaré que após discutir com o marido (Olgierd Lukaszewicz), aceita sair para beber com dois desconhecidos. Ela termina presa aparentemente sem motivo. 

Na cadeia, ela é interrogada por dois oficiais comunistas (Adam Ferency e Janusz Gajos), que a pressionam para confessar o envolvimento com um outro oficial que seria um traidor. 

Produzido numa época em que a Polônia ainda lutava para tentar se livrar do comunismo, este longa mostra os abusos cometidos por oficiais em prol de um sistema autoritário. 

Os interrogatórios entre os oficiais e a jovem cantora revelam o absurdo de um regime onde o Estado é o dono do povo e seus representantes tentam criar uma falsa legitimidade aos seus atos através da tortura física e psicológica. 

É um filme cru, com uma produção simples que se passa quase toda dentro da cadeia e que além do tema forte, tem também como outro ponto positivo o desenvolvimento dos personagens. A relação que nasce entre a cantora e o oficial vivido por Adam Ferency é um resumo do absurdo da situação. 

Vale destacar também a cineasta Agnieska Holland como uma prisioneira ativista que luta contra o comunismo. A atriz e diretora comandaria bons filmes como “Filhos da Guerra” e “O Jardim Secreto”.

2 comentários:

Pamela Sensato disse...

Oii Hugo tudo bem??
Como sempre trazendo ótimas dicas!!

Beijinhosss ;*
Blog Resenhas da Pâm

Hugo disse...

Pâm - Gosto de variar filmes novos, antigos e outros pouco conhecidos.

Bjos