quinta-feira, 3 de novembro de 2016

American Buffalo

American Buffalo (American Buffalo, EUA, 1996) – Nota 5,5
Direção – Michael Corrente
Elenco – Dustin Hoffman, Dennis Franz, Sean Nelson.

Em um bairro pobre, Don (Dennis Franz) é dono de uma decadente loja de penhores. O adolescente Bob (Sean Nelson) é uma espécie de protegido que faz pequenos serviços para Don. Teach (Dustin Hoffman) é um desocupado com passado criminoso que gasta o tempo jogando conversa fora na loja. 

Quando Don descobre que vendeu uma moeda rara por um valor baixo sem saber de sua importância, ele arma um plano para invadir a casa do comprador e retomar a moeda para revendê-la a um colecionador. 

Baseado numa peça de David Mamet, que também assina o roteiro, este longa sofre pela história excessivamente teatral, resultando em uma hora e meia de falatório contínuo que parece não chegar a lugar algum. Até mesmo a “surpresa” final passa longe de empolgar. Mamet escreveu roteiros melhores que ele mesmo dirigiu como “O Jogo de Emoções” e “As Coisas Mudam”. 

Mesmo na época do lançamento, com Dustin Hoffman ainda estando em um grande fase da carreira e Dennis Franz no auge da fama ao protagonizar o seriado “Nova York Contra o Crime – NYPD Blue”, o longa foi um merecido fracasso. 

Como curiosidade, após o final da série em 2005, Dennis Franz encerrou a carreira. Na época ele tinha apenas sessenta e um anos. 

3 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Diferente de você eu até gosto deste filme. Ademais, sou fã das obras de Mamet. Faz tempo que vi e preciso revê-lo. Dennis Franz é ótimo e subestimado. Talvez seja mais conhecido pela parceria com Brian De Palma.

Abraço.

Liliane de Paula disse...

Lembro do Dennis Franz em "NY contra o crime".

Ontem vi um bom filme na Netflix.
Que maravilha é a Netflix!
"Um amor a cada esquina" com Owen Wilson.

Hugo disse...

Rodrigo - Gosto dos trabalhos de Mamet, mas este filme não me agradou. Também considero Franz ótimo ator, pena que trabalhou pouco no cinema e aposentou cedo.

Liliane - Este filme que você citou eu ainda não assisti.