quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O Início do Fim

O Início do Fim (Fat Man and Little Boy, EUA, 1989) – Nota 7,5
Direção – Roland Joffe
Elenco – Paul Newman, Dwight Schultz, John Cusack, Laura Dern, Bonnie Bedelia, John C. McGinley, Natasha Richardson, Ron Frazier.

Em 1943, o general Leslie Groves (Paul Newman) é indicado pelo governo americano para comandar um experimento ultrassecreto chamado de “Projeto Manhattan”, que teria como objetivo desenvolver a bomba atômica em um local isolado no Novo México. 

Para liderar a parte técnica do projeto, Groves convence o cientista Robert Oppenheimer (Dwight Schultz) e a partir daí monta uma equipe para desenvolver os artefatos, que dois anos depois seriam utilizados nos ataques a Hiroshima e Nagasaki. 

O diretor Roland Joffé era famoso por filmes fortes baseados em histórias reais, como “A Missão”, que mostrava o trabalho dos jesuítas para catequizar os índios durante a conquista da América e “Os Gritos do Silêncio” que focava o genocídio no Camboja. Este “O Início do Fim” tinha como objetivo mostrar além da criação da bomba atômica, também o caráter e a vida pessoal dos envolvidos no projeto, principalmente Groves e Oppenheimer.

O roteiro disseca situações reais, como os embates entre estes dois personagens, o dilema moral que cresce quando fica claro que as bombas seriam utilizadas como arma de guerra, os problemas pessoais como o caso de Oppenheimer com uma jovem comunista (Natasha Richardson) e o jovem cientista (John Cusack) que sofre os terríveis efeitos pelo trabalho com radiação. Consta que o personagem de Cusack é um mix de algumas pessoas que participaram do projeto e se tornaram vítimas do perigoso trabalho. 

Como curiosidade, o ator Dwight Schultz era conhecido por um papel de maluco no seriado “Esquadrão Classe A” e foi considerada uma surpresa sua escolha para interpretar Oppenheimer. Mesmo tendo um bom desempenho, a carreira de Schultz no cinema não deu decolou, hoje seu trabalho é voltado para pequenas participações em séries e dublagem de animações e games.

Nenhum comentário: