domingo, 18 de maio de 2014

Em Serviço

Em Serviço (On the Job, Filipinas, 2013) – Nota 7,5
Direção – Erik Matti
Elenco – Joel Torre, Gerald Anderson, Piolo Pascual, Joey Marquez, Michael De Mesa, Leo Martinez.

Em Manila, capital das Filipinas, o veterano Mario “Tatang” (Joel Torre) e o jovem Daniel (Gerald Anderson) são presidiários que fazem parte de um esquema de corrupção que inclui oficiais do exército e grandes empresários. O serviço da dupla é assassinar alvos específicos, mas como estão presos, contam com a participação de guardas corruptos que os ajudam a sair do presídio de forma ilegal. Após o serviço feito, os dois voltam para cadeia, enquanto isso a polícia fica sem pistas, pois não imaginam que os assassinos já estão presos. 

O esquema aparentemente perfeito falha quando os matadores não conseguem assassinar um sujeito e acabam perseguidos pelo policial Acosta (Joey Marquez) e o detetive Francis Coronel (Piolo Pascual, ator muito parecido com Gael Garcia Bernal). Os dois policiais tem carreiras opostas, Acosta é um sujeito honesto que foi rebaixado por combater a corrupção, enquanto Coronel está subindo na carreira por ser noivo da filha de um político. O complexo caso faz com que os dois tenham trabalhar de juntos para tentar desbaratar a poderosa quadrilha. 

Este produção filipina baseada num fato real que resultou em um grave escândalo de corrupção, é uma agradável surpresa para quem curte o gênero policial.

O diretor Erik Matti é claramente influenciado pelas produções policiais de Hong Kong, criando várias sequências de tiroteios e perseguições pelas ruas e becos de Manila, sem deixar de lado a trama que por si só é interessante. 

Até mesmo o desenvolvimento dos personagens é competente, com destaque para o assassino interpretado por Joel Torre, que precisa lidar com esposa e filha que o desprezam, além de ser considerado descartável pela própria organização para quem presta serviços. 

Para quem gosta do gênero e do estilo, este longa é uma boa diversão.

Nenhum comentário: