quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Dia 15 - Melhor Horizonte (Fotografia Inesquecível)

Além da Linha Vermelha (The Thin Red Line, EUA, 1998) – Nota 8
Direção – Terrence Malick
Elenco – Sean Penn, Nick Nolte, Jim Caviezel, Ben Chaplin, Elias Koteas, Adrien Brody, Woody Harrelson, Jared Leto, John Cusack, John Travolta, George Clooney, Kirk Acevedo, Nick Stahl, John C. Reilly, Don Harvey, John Savage, Miranda Otto, Thomas Jane, Mark Boone Junior, Arie Verveen.

Este peculiar drama de guerra dirigido por Terrence Malick foi o merecido vencedor do Oscar de Fotografia, uma obra-prima de John Toll. 

A história se passa durante a 2º Guerra Mundial na Ilha de Guadalcanal no Pacífico, quando a Companhia C do exército tem a missão de tomar o local que está nas mãos dos japoneses. O roteiro segue vários personagens, principalmente o soldado Witt (Jim Caviezel) que tentou desertar, o sargento Welsh (Sean Penn) que capturou Witt, o general Tall (Nick Nolte) que pensa apenas em derrotar os japoneses, não se preocupando com seus próprios soldados, o que causa um conflito com o capitão Staros (Elias Koteas). 

A duração de quase três horas dá a oportunidade para a câmera de Malick captar as mais belas imagens possíveis da ilha, seja no campo de batalha ou da natureza. Uma das mais belas tomadas mostra um enorme campo repleto de capim ao vento, onde o espectador parece sentir o vento gelado saindo da tela. 

Não é um filme para todos os gostos, a lentidão da narrativa, os diálogos entre os soldados e as diversas cenas contemplativas são belíssimas, mas é preciso ter paciência para curtir. O filme chegou a ter cinco horas após o primeiro corte e na corte final vários atores como Gary Oldman, Jason Patric, Martin Sheen, Mickey Rourke e Billy Bob Thornton tiveram seus papéis excluídos. 

A curiosidade é que Malick estava há vinte anos sem filmar, o que criou um grande expectativa na crítica e no público.

6 comentários:

Fábio Henrique Carmo disse...

Outra categoria bastante difícil. Há tantos filmes com fotografias lindas. Talvez eu escolhesse "Dr. Jivago" (adoro David Lean), mas a sua escolha é injusta. "Além da Linha Vermelha" é um filmaço e a fotografia dele é das melhores, sem duvida!

Fábio Henrique Carmo disse...

Ops, eu quis dizer "sua escolha não é injusta"! Abraço!

bruno knott disse...

Como como não concordar? A fotografia é excelente e eu considero um dos melhores filmes de guerra, mesmo com essa lentidão que você comentou...

J. BRUNO disse...

A fotografia dele é realmente linda e ele é um de meus favoritos não só dentro do sub-gênero "filmes de guerra", sem dúvidas uma obra prima!

Confira a minha resenha crítica dele: http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/06/alem-da-linha-vermelha.html

Jefferson C. Vendrame disse...

Malick sempre some e fica anos sem filmar, teve o azar de aparecer com esse filme na sombra de O Resgate Do Soldado Ryan que o esmagou completamente em 1998, eu particularmente não gosto desse filme, muito menos do diretor, tão pouco posso falar da fotografia pois dormi o filme todo e não vi nada,....

Abração,

E apareça em meu blog

Hugo disse...

Fábio - Além de "Dr. Jivago", existem vários outros filmes antigos produzidos no chamada Cinemascope que tem bela fotografia, inclusive diversos westerns.

Bruno - É um trabalho diferente, mas que merece ser apreciado.

J. Bruno - Valeu pela visita, em seguida conhecerei seu blog.

Jefferson - Não é o tipo de filme para todos os gostos. Além disso, a abordagem é bem diferente de "O Resgate do Soldado Ryan", que por sinal é outro filmaço.

Abraço a todos